Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

  Hoje é: Dia do Arquiteto | Dia do Engenheiro

 tab Baofeng UV-3R

Avalie esta página:
 


  Já viu algo parecido? Tenho certeza que sim, qualquer semelhança com o Yaesu VX-3R deve ser mera copia. Este HT chinês, é surpreendente pelo seu baixo custo e o que tem dentro dele.

  Usa componentes de boa qualidade, nada de tranqueiras obscuras da china ou marcas que nunca se vê falar. (talvez, exceto por seu micro controlador...). Mas o caso é que este radio tem muitas coisas estranhas, vários "erros" de projeto... erros entre aspas, porque na verdade são erros bobos, como volume excessivo, bip muito alto, duas antenas separadas ao invés de uma dual-band e não para por ai.

  Aqui vou disponibilizar tudo o que for modificando ou melhorando neste rádio.

  Obs.: Parece que no modelo MARK II (o que tem dual-standby, duas freqüências ao mesmo tempo) esses erros já foram corrigidos. Porém estas dicas ficam aqui para quem tem o Baofeng UV-3R na versão antiga.

 

Seleção rápida:

  Antena.

   Atenção! O ajuste da antena é bastante crítico. Se não souber fazer ou não tiver habilidade, não mexa na antena!

  Sabe-se lá qual o motivo que este radio vem com duas antenas separadas, uma para VHF e outra para UHF ao invés de uma dual-band. Antes que alguém pense no fator custo, leia o que escrevo aqui e veja compare com o custo de duas antenas.

  Curiosamente, a antena de VHF é muito parecida com a antena do Yaesu VX-2R e do VX-3R. Como eu tinha uma antena de VX-2R com a borracha toda estragada, resolvi usá-la para comparação. Veja as duas antenas, lado a lado.

  A de cima é a do Baofeng, e a de baixo é a do Yaesu VX-2R. Não são idênticas, mas... são bem similares. Desmontando completamente a antena da Yaesu, pude constatar que ela segue o esquema a abaixo:

  O capacitor de 8pF é constituído por um pino que esta dentro do isolador da bobina e entra por dentro da peça metálica que esta no pé do helicóide da antena.

  A bobina da antena da Yaesu, tem diâmetro de 6mm, 7 espiras de fio 20AWG. O valor calculado para esta bobina é de 180nH. O helicóide tem 43 espiras

  Já a antena do Baofeng, tem 5mm de diâmetro, 12 espiras de fio 29AWG. E o helicóide tem 36 espiras. Como pode ser observado na foto acima, a antena do Baofeng é mais curta.

  Logo percebe-se que para converter a antena do Baofeng é preciso trocar a bobina, adicionar o capacitor e aumentar o helicóide. Um fato curioso é que a capa de borracha do Baofeng é maior sobrando, pois sobra um espaço de uns 12mm na ponta. Até parece que a capa de borracha foi feita pensando em uma antena dual e na ultima hora fizeram somente de VHF.

  A transformação é simples. A nova bobina, para caber no espaço do isolador deverá ser enrolada com fio 23AWG e por causa do diâmetro um pouco menor deverá ter 8 espiras.

  Uma coisa bastante importante! As espiras não podem ficar muito próximas das peças de latão, coloque a bobina bem no meio da peça de plástico branco.

  Muito cuidado ao soldar o fio! Pois o isolador é feito com plástico bem mole, e se esquentar demais, derrete. Seja rápido ao fazer esta soldagem.

  Como o helicóide tem 7 espiras a menos, devemos aumentá-lo. Pegue um pedaço de fio 23AWG, limpe todo o esmalte e estanhe. Enrole as 7 espiras em uma broca de 3/32" (aproximadamente 2,4mm) e abra o enrolamento até ficar com 10mm de comprimento.

  Use a própria broca para fazer o alinhamento e soldar o complemento ao helicóide.

  Corte um pequeno pedaço de fita adesiva e coloque sobre a bobina, para quando for soldar o capacitor não aconteça de raspar o esmalte do fio. Eu usei um pedaço de fita de alta temperatura, usada para soldagem SMD.

   Agora consiga um pequeno capacitor cerâmico de 8pF. Tentei usar um capacitor SMD 0805 mas não obtive bons resultados, o rendimento da antena em VHF foi péssimo. Usando o capacitor cerâmico o rendimento ficou igual ao da antena da Yaesu.

  Acredito que o problema possa ter sido o nível de potencia, talvez usando algum capacitor SMD especifico para RF funcione bem.

  Veja a antena já modificada ao lado da borracha de proteção. Cabe perfeitamente!

   Agora fica a pergunta. Se para transformar esta antena em dual-band foi preciso apenas aumentar o helicóide, trocar a bobina e acrescentar um capacitor, porque o fabricante não o fez e prefere enviar duas antenas separadas?

[inicio]

  Controle de volume.

  O controle de volume deste rádio deve ter sido feito por alguém que tenha problemas auditivos. Pois, o volume mínimo é muito alto, e o máximo é ensurdecedor! Acredite, pois é mesmo!

  Some a isso o fato do ajuste de volume ter apenas 10 níveis. Ai fica bastante difícil encontrar um volume adequado para ouvir sem incomodar. No grupo de discussão do UV-3R no Yahoo foram sugeridas várias abordagens para contornar este problema, mas nenhuma delas me agradou.

  Elas vão de colocar um resistor em série com o falante(!) ou alterar o ganho do amplificador de áudio. Funciona? Sim, mas todas elas tem o problema que abaixa o volume do radio FM e este que já é baixo, fica mais baixo ainda.

  A melhor solução é alterar o valor do resistor que esta logo na saída do chip do receptor de VHF/UHF.

  O resistor a alterar é o R13, anotado no esquema acima.

  Basta alterar o resistor para 33K e pronto, o volume fica num nível mais confortável. A localização do resistor na placa do radio é apresentada na foto abaixo:

  Com esta alteração o volume do VHF/UHF fica mais baixo e em um nível bastante parecido com o do radio FM.

[inicio]

  Fone de ouvido.

  Com a modificação acima o volume no fone de ouvido fica baixo. Analisando o esquema do rádio, nota-se que existe um resistor de 220R em série com o negativo do fone, que serve justamente para limitar o volume nos fontes, devido ao excesso de volume.

  A solução agora é abaixar o valor desse resistor.

  O resistor é o indicado abaixo. Substitua por um resistor de 10R ou mesmo um jumper (0R):

  Com isso o volume do fone de ouvido fica num bom patamar, o suficiente para ouvir mesmo em ambientes ruidosos.

[inicio]

  Nível do bip das teclas.

  Outra coisa que é exageradamente alta e não tem controle de nível, é o bip das teclas. Porem é igualmente facil de modificar o volume do bip, simplesmente alterando o valor de um resistor.

  A localização do resistor esta na imagem abaixo:

  Com a troca deste resistor, o bip das teclas assume um volume mais confortavel.

[inicio]

© 2011 by PY2BBS

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 02/maio/2018

Todo o conteúdo é © 2003-2018 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]