Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters


 tab Baofeng UV-6R

Avalie esta página:
 


Seleção rápida:

   E lá vamos nós com mais um HT chinês, desta vez o Baofeng UV-6R. Mas diferentemente do UV-3R, este comprei aqui no Brasil mesmo, pelo mesmo preço que pagaria na china, com a vantagem da entrega imediata. Este foi comprado através do site mercado livre e recebi em dois dias.

   O que vem na caixinha?

   O radio, carregador de bateria de mesa, bateria, antena, clipe para cinta, alça, microfone de lapela com fones e o manual.

   O manual é bem superficial. Pelo menos vem em inglês. O carreador de baterias é idêntico ao do UV-5R. Alias o UV-6R guarda boa semelhança, parece ser um upgrade do projeto do UV-5R.

   Desbloqueio para 220MHz.

   O que me chamou a atenção no UV-6R é ser facilmente modificável para transmissão e recepção em 220MHz. A modificação é pra lá de besta. Mas para isso o firmware do rádio tem que ser o 15.04 ou maior. Para descobrir a versão do firmware, desligue, aperte a tecla 6 e ligue o rádio com esta tecla pressionada.

   Sendo a versão que aceita a modificação, é necessário ter o cabo de programação. Faça o download do software, instale e nele basta modificar os limites no software, clicando Edit, Other e alterar os limites:

   Deixei a recepção a partir de 128MHz, pois pelo menos este meu não recebe nada abaixo disso. Além disso ele não tem demodulador de AM, o que tornaria a recepção da banda de aviação um pouco mais complicada. Note que você pode personalizar a mensagem de power on. E claro, lembre-se de clicar em Write para salvar os novos limites.

   A potencia de saída, no meu ficou em torno de 4W, sendo que em VHF (146MHz) a potência é de 5W e não 7W como está na etiqueta na traseira do rádio. A recepção até onde consegui testar é bem razoável. A única coisa errada é a antena que não é apropriada para 220MHz, mas quebra bem o galho.

   Agora vamos falar de alguns problemas já conhecidos dos rádios chineses.

[inicio]

   Atraso no RX.

   Todos que tem HT chineses, já devem ter notado que eles em sua maioria não recebem o bip de repetidoras, principalmente nas que tem o bip muito colado na queda do C.O.R. Dá pra melhorar isso, alterando três configurações no menu. No UV-6R são os menus 35, 36 e 37. Passe as opções desses três menus para OFF e você se livra de boa parte do atraso no RX. Estas opções também se aplicam no UV-5R, inclusive os menus são os mesmos.

   Para o UV-6R temos uma nova configuração que era inexistente no UV-5R que é o atraso do PTT. Essa opção é o menu 20. Passe para 0 (zero) também.

[inicio]

   Modulação baixa.

   Até parece norma ou feature, mas pelo menos todos os Baofeng que tive, todos tem modulação muito baixa, se comparado com qualquer HT Japonês (Kenwood, Icon, Yaesu). Não tive muitas opções para comparar aqui, pois só estava com meu Yaesu VX-3R e um UV-5R original. Veja a imagem abaixo:

   Pode-se notar que os Baofeng tem aproximadamente 30% do áudio do Yaesu VX-3R. Na imagem acima tem quatro gravações e a última gravação é do UV-6R com minha proposta de modificação. Até da pra melhorar um pouco apenas acrescentando um capacitor de 1uF no circuito do radio, mas ainda fica muito abaixo do necessário. Minha modificação é mais radical, consiste em acrescentar um pré-amplificador entre o microfone de eletreto e o chip RDA1846. O recorte do circuito abaixo é do UV-5R, mas até onde pude observar não difere em muita coisa do UV-6R, pelo menos na parte que nos interessa que é a linha de áudio.

   Siga a linha vermelha e veja que o microfone de eletreto vai diretamente para o chip RDA1846. O resistor anotado em azul é o que deverá ser removido para acrescentar o pré-amplificador que descrevo abaixo.

   Como pode-se ver o circuito é bastante simples. Pra que entre sem problemas no UV-6R, fiz uma pequena placa usando componentes SMD. O tamanho da placa é ridículo.

   A placa com os componentes já soldados. O transistor é SOT23 e os resistores e capacitores são 0603. A placa também é especial, pois tem a espessura de apenas 0,5mm!

   Para a instalação, desmonte o HT, são dois parafusos e as porcas do conector de antena e potenciômetro. Dessolde os fios do alto-falante para facilitar o serviço. Remova o resistor indicado.

   O pré-amplificador deve ser instalado conforme a imagem abaixo. Note que o VCC é retirado no transistor que aciona o led vermelho de TX, para que ele seja alimentado somente quando há transmissão. O emissor do transistor foi ligado com um pequeno pedaço de fio nú ao capacitor que está bem ao lado fio amarelo, na placa do rádio.

   A placa pré-amplificadora foi fixada com uma pequena gota de adesivo a base de cianocrilato.

   A comparação do áudio antes de depois da modificação pode ser ouvida neste arquivo aqui ou clicando no player abaixo.



   Subtom no software de programação.

   Existe um bug chatinho no software de programação dos Baofeng, onde você seleciona o subtom e o software imediatamente volta para a opção OFF. O erro é que o programa usa ponto como separador de símbolo decimal e o Windows vem configurado para usar virgula como símbolo decimal.

   Para conseguir entrar com o subtom no software de programação devemos modificar o símbolo usado como separador decimal. Isto está no Painel de Controles, em Opções regionais e de idioma. Clique em personalizar e altere o símbolo decimal de virgula para ponto.

   Fazendo esta configuração, você conseguirá entrar normalmente o subtom e até o auto-completar com zeros no campo freqüência passa a funcionar. Se você por algum motivo precisar utilizar virgula como separador decimal, não esqueça de voltar esta configuração para o padrão depois de fazer a lista de programação no software.

   Você pode carregar uma lista salva que, mesmo usando a configuração padrão do Windows, os subtoms serão carregados e gravados, só não poderá alterar, que ele volta para opção OFF ao clicar fora do campo.

[inicio]

 

©2016 by PY2BBS

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 15/março/2017

Todo o conteúdo é © 2003-2017 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]