Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters


 tab Bobinas boas, bonitas e baratas!

Avalie esta página:
 


   Qualquer semelhança com o nome de um artigo do Capyau publicado na revista Antenna, é mera inspiração.

   Já pensou em como fazer bobinas com cara "vintage" para uma montagem de um regenerativo ou mesmo um radio valvular? Veja a bobina ai ao lado... não é muito parecida com as bobinas de rádio a válvula?

   Construir uma bobina dessas é relativamente simples. Você vai precisar de:

   Papel Craft ou papel pardo. O Craft é melhor por ser mais áspero.
   Cola instantânea a base de cianocrilato. (super-bonder ou similar)
   Ponte de terminais das grandes, para remover os terminais
   Um eixo de impressora, ou uma barra de ferro lisa, ou ainda qualquer coisa similar, deve ser maciço.
   Tubo (de qualquer coisa) no diâmetro da forma que quer fazer.
   Lixa fina. (Grão 180 ou 220)
   Secador de cabelos.
   Verniz.
   Ferramentas. (martelo, alicates, brocas, furadeira, estilete, régua)

   Com todo o material em mãos, é só por mãos a obra.

   Primeiro corte uma tira de papel com uns 2 ou 3mm maior que a altura desejada para forma. Procure cortar a tira o mais paralela possível, para não ter que fazer muitos ajustes depois de colado.

   Com a tira de papel cortada, procure alisar e não deixe dobras. Prepare uma superfície lisa, mas que possa cair eventuais pingos de cola... não vá fazer isso na mesa de jantar, heim? Já pegue também o tubo que vai servir de molde para fazer a forma. No caso usarei um tubo de cobre, que dará uma forma com diâmetro de 17mm.

   Enrole a primeira volta na forma, sem usar cola. Assim que completar a primeira volta, comece a aplicar filetes de cola conforme a imagem abaixo. Muito cuidado para a cola não vazar sob a ponta da tira de papel, caso isso ocorra a forma vai colar no papel e ai estraga tudo.

   Enrole tantas camadas achar necessário, até obter um tubo de papel com a espessura que você quer. Neste exemplo dei 8 voltas. O excesso de papel deve ser cortado. Aplique cola generosamente na ultima volta. Role a forma sob a superfície como se fosse um pau de macarrão para deixar bem redondinho. Gire o tubo de papelão e veja se ele não grudou na forma. Espere a cola secar.

   Assim que a cola secar, lixe as pontas do tubo para corrigir imperfeições e desalinhamentos.

   Agora vamos preparar os terminais. Pegue a ponte de terminais e remova a parte metálicas da baquelita. Use um alicate de corte para quebrar a baquelita. Com um alicate de bico, procure desfazer o rebite da ponte, deixando-o com a forma quadrada.

   Mais de perto para entender. Os terminais da esquerda já tiveram o rebite desdobrado. Os terminais que tem as orelhas de fixação, corte a parte soldável. Veja o terminal que esta a extrema esquerda, já sem a parte soldável.

   Para essa ponte de terminais grande, use uma broca de 1/8 para fazer os furos no tubo de papelão. Papelão se fura com alta rotação, pois da menos rebarba.

   Encaixe os terminais. Eles devem entrar bem apertados. Gire o terminal para que ele próprio alargue o furo o quanto necessário. Os terminais devem passar cerca de 1 ou 2mm para que sobre algo para rebitar novamente, como pode se ver abaixo.

   E como faz para rebitar algo dentro de um tubo? Olha o pulo do gato!

   Ai que entra o eixo de impressora ou qualquer coisa metálica cilíndrica. Essa barra deve ser maciça. para agüentar as marteladas. Apóie a barra na borda de uma mesa ou banco, de forma que o tubo de papelão fique para fora, e o terminal a rebitar fique rente a borda do banco/mesa. Bata com o martelo sob o "olho" do rebite até que ele fixe no tubo de papelão.

   Ahh.. desdobre as orelhas dos terminais, fica mais fácil para martelar.

   Se fez corretamente, a aparência do rebite deve ser algo parecido com isso por dentro do tubo. Estes terminais redondos são os que vão prender a bobina no chassi. Depois eles deverão ser dobrados rente ao tubo, ou com alguma folga.

   Faça o mesmo para os terminais de contato. Dica... se for uma bobina para montar na superfície de um chassi e sem furo debaixo dela, rebite os terminais de contato um pouco acima dos de fixação. Pois ao dobrar os terminais de contato, eles não ficarão rentes ao chassi.

   Nesta foto da pra entender o que eu disse acima, veja como o terminal de contato esta longe da borda do tubo.

   Por dentro novamente. Se o tubo tender a ficar quadrado, é hora de arredondá-lo novamente. Pois depois que envernizar, fica mais difícil.

   Agora vamos enrolar a bobina. Veja a indutância necessária e calcule a quantidade espiras usando o mini Ring Core Calculator. Ou... se quiser fazer a moda antiga, faça no lápis e papel.

   Para esta bobina, preciso de 3.6uH e como o diâmetro da forma é de 17mm, resultou em 15,5 espiras com um comprimento de 12mm.

   Marque o inicio e fim do enrolamento e faça um furo com diâmetro um pouco maior do que o fio que irá utilizar. Esta bobina vou enrolar com fio litz 18/35. Esse fio foi retirado de uma bobina que saiu de uma sucata de monitor VGA.

   Enrole a bobina e já solde nos terminais. Neste ponto você deve conferir a indutância da bobina. Use um LCMeter pra isso. Você deverá fazer os ajustes agora, antes de envernizar a bobina.

   Estando tudo ok, e quiser uma bobina de qualidade, seque a bobina. Isso é bom para evitar fugas, e também com a bobina morna é mais fácil de aplicar o verniz, pois ele não escorre tão facilmente.

   Neste caso resolvi usar Goma Laca... coisa antiga né? Se não quiser usar Goma Laca, pode usar verniz de transformador ou mesmo verniz de poliuretano para madeira. Os vernizes mais escuros ou dourados como a Goma Laca são os mais bonitos.

   Goma laca se aplica usando uma "boneca" (uma trouxa de pano de algodão, recheada com estopa). Mas como a bobina é muito pequena, improvisei com um cotonete.

   Será necessário 2 ou 3 demãos de verniz, pois o papel Craft irá absorver um pouco do verniz, o que vai deixá-lo muito duro! Por isso eu disse pra arredondar o tubo lá atrás...

   Depois do verniz secar, o resultado será esse. Veja que a goma laca não forma uma casca lisa e brilhante, contribuindo para o aspecto "velho" da bobina.

   Agora é só aplicar sua nova bobina com cara de velha em seu projeto.

   Os materiais utilizados são de fácil obtenção e admitem substituições. Solte sua criatividade! Esta bobina foi confeccionada para a montagem do receptor regenerativo mamangava 2/jr, que você pode ver aqui.

   73's!

©2013 by PY2BBS

 

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 30/maio/2017

Todo o conteúdo é © 2003-2017 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]