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Saint Barthelemy
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Calculando Transformadores de Áudio.
Considerações (leia tudo antes de usar): - A área do núcleo (Sg), que é área do carretel, deve ficar o mais próximo possível da forma quadrada.
- Núcleos de ferro comum (transformadores comuns)
podem ser utilizados até 11300 Gauss. Os de grão orientado, até 15000 ou
18000 Gauss. Quanto maior a indução magnética, menor o transformador,
desde que o núcleo não sature - A saturação do núcleo introduz
distorção. Os melhores núcleos para áudio são os de chapa fina e grão
orientado.
- Transformadores para amplificadores de uma válvula (classe A) trabalham com a corrente quiescente
da válvula circulando pelo primário. Esta corrente magnetiza o núcleo,
fazendo-o trabalhar próximo à saturação e gerando uma excessiva
distorção. Para eliminar este efeito, o núcleo é montado em dois
pacotes, um de E's e outro de I's, ao invés do intercalado
convencional. Entre os dois pacotes, coloca-se um separador de papel ou
cartolina. Quando este entreferro é muito pequeno, apenas se faz a
montagem do núcleo em dois pacotes, sem espaçador nenhum. Nunca montar o
núcleo intercalado para amplificadores classe A!!!
- Transformadores para amplificadores em push-pull precisam ter uma derivação no centro do
enrolamento. A fim de deixar as duas metades do enrolamento o mais simétricas
possível, pode-se enrolá-las lado a lado, nestes carretéis que possuem divisão
central, utilizados largamente pelos chineses e japoneses. Não esquecer o
faseamento das bobinas, que precisam estar em série e em fase: O fim da
primeira deve ser ligado ao início da segunda, sobrando o início da primeira e
o fim da segunda. Estes transformadores devem ser montados com o núcleo
intercalado ( como os de força ) a fim de aumentar a indutância primária. As
correntes quiescente das válvulas circulando pelos bobinados, criarão campos
magnéticos opostos. O campo resultante no núcleo será nulo, dispensando a
necessidade do entreferro. -
Em ambos os casos, deve-se sempre enrolar primeiro o secundário, depois o(s) primário(s)
a fim de minimizar a indutância de fuga. Não descuidar do isolamento entre o
princípio e fim de cada bobina primária, nem entre as diversas bobinas, pois
as tensões podem chegar a valores tão altos como 500 V ou até 1000 V ,
dependendo da válvula e da tensão de +B empregada. - As medidas, altura das chapas empilhadas (H) e peso aproximado do
núcleo (Pfe) são dados meramente estatísticos, podendo variar das medidas reais. -
Somente os campos com fundo branco devem ser preenchidos, alguns
dados já saem preenchidos por padrão, mas o valor pode ser alterado caso
o usuário assim o queira. (ex.Impedância, Potencia, Corrente de placa,
Freqüência mínima, etc) O resultado retorna nos campos com fundo amarelo. -
Sempre que alterar algum dado não se esqueça de clicar em "Calcular"
para atualizar os valores. Não re-carregue a pagina com "reload", isso
pode ocasionar erros no calculo. Se por algum motivo precisar fazer "reload",
clique no botão RESET no final da pagina para garantir a inicialização
correta do calculo. - Tabela de cores para os fios
de transformadores de áudio segundo a ABNT:
Classe A
|
Push-Pull
|
Ultra-Linear
|
Primário:
|
Primário:
|
Primário:
|
Azul - Placa ou Coletor
Vermelho - +B
|
Azul - Placa ou Coletor
1
Vermelho - +B
Azul/Amarelo - Placa ou Coletor
2 |
Azul - Placa 1ª válvula
Verde - Grade auxiliar 1ª válvula
Vermelho - +B
Preto - Grade auxiliar 2ª válvula
Marrom - Placa 2ª válvula
|
Secundário:
|
Secundário:
|
Secundário:
|
Preto - 0Ω
Preto/Verde - 2Ω
Verde - 4Ω
Amarelo - 8Ω
Preto/Amarelo - 16Ω
Preto/Vermelho - 500Ω
|
Preto - 0Ω
Preto/Verde - 2Ω
Verde - 4Ω
Amarelo - 8Ω
Preto/Amarelo - 16Ω
Preto/Vermelho - 500Ω
|
Preto - 0Ω
Azul - 4Ω
Marrom - 8Ω
Vermelho - 16Ω
|
Obs.: Quando forem duas cores, quer dizer
que o fio é listrado... o problema é conseguir estes fios pra fazer um
transformador novo eheh.
Todas as formulas utilizadas neste calculo, foram baseadas no livro
Transformadores, de Alfonso Martignoni.
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