Logo Projects

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

  Hoje é: Dia do Arquiteto | Dia do Engenheiro

 tab Monte uma pequena estação de solda.

Avalie esta página:
 


   Uma estação de solda, basicamente consiste em um transformador de isolação com blindagem eletrostática, um controle de temperatura (com leitura da temperatura ou não) e um ferro de solda de boa qualidade.

   Ferro de solda de boa qualidade existem vários, um que posso citar sem peso na consciência é o Hikari Plus. São bons, duráveis e principalmente baratos. O modelo recomendado para uso com esta estação é o Hikari Plus SC30P, 110V ou qualquer outro ferro de 30W de sua preferencia.

   Para transformar um ferro de solda simples, em estação de solda, pelo que cito acima é necessário um transformador de isolação, e o controle de temperatura.

   Pensando nisso fiz este pequeno circuito que cumpre os pré-requisitos acima. De todos os componentes, o mais complicado é o transformador com blindagem eletrostática, o qual deverá ser confeccionado sob medida, pois não existe nada pronto que sirva no lugar. Note bem que é um transformador isolador, não serve auto-transformador, pois este não prevê isolação com a rede elétrica.

   Transoformador:

   A "receita" para o enrolamento do transformador é esta:
 

  Primário:   472 + 472 espiras de fio 24AWG.

  Secundário:    551 espiras de fio 26AWG.

  Área do núcleo (seção reta): 9.52cm²

   Demais dados (não importantes para o enrolamento):

   Dados do secundário: 140V @ 360mA
   Potencia do secundário: 50,4W

   Dados do primário: 120 + 120V @ 525mA
   Potencia do primário: 63W

   Rendimento do transformador (calculado) 80%
   Densidade de corrente: 2,5A/mm²

   Atenção com a área do núcleo. Ela deve ser o mais próximo possível do formato quadrado, logo o ideal é que a ferragem tenha uma perna central de 3,09 x 3,09cm, ou algo próximo disso. O importante é manter a forma mais próxima possível do quadrado. Pra isso procure na sucata uma ferragem que multiplicando a largura com o comprimento das chapas empilhadas, a perna central dê uma área de 9,52cm² ou um pouco mais.

   Atenção especial também deve ser dada a blindagem eletrostática, pois se não a fizer corretamente, o transformador não funcionará e poderá até queimar em poucos minutos.

   A blindagem eletrostática consiste em uma placa de cobre que fica entre o enrolamento primário e secundário. Porem deve-se tomar todos os cuidados para que esta não vire uma espira em curto, o que causará a queima do transformador em alguns minutos.

   A maneira de fazer a blindagem eletrostática é cortar uma tira de material isolante (plástico, ou cartão) que dê para fazer duas voltas e meia sobre o enrolamento primário, com a largura total do carretel. E uma tira de chapa de cobre (ou outro material soldável), fino o bastante para não ocupar muito espaço entre os enrolamentos. E esta deve ser um pouco mais estreita que a largura do carretel e ter comprimento suficiente pra pouco mais de uma volta completa. Abaixo a figura que exemplifica a construção do transformador e da blindagem eletrostática:

   Algumas notas sobre o circuito:

   Ajuste do trimpot VR1: Ajuste o potenciômetro P1 para a temperatura mínima (resistência máxima do potenciômetro). Coloque VR1 também na posição de resistência máxima. Proceda o ajuste de VR1, para que o ferro de solda atinja a temperatura de pré-aquecimento desejada. A utilidade deste ajuste é "alargar" o ajuste de temperatura conseguido no potenciômetro, e também determinar a temperatura de espera quando no ajuste mínimo. Para desligar completamente, é só desligar a chave CH1.

   O borne marcado como TERRA obviamente para que a estação cumpra seu papel, devera ser ligado a um aterramento. Note também que ao lado da tomada de saída para o ferro de solda, há um outro borne marcado como C , este deverá ser ligado a carcaça do ferro de solda, para isso é necessário desmonta-lo e trocar seu cabo de força por um de 3 fios, se quiser pode inclusive usar um cabo e tomada tri-polar igual a estas usadas em fontes de computador.

   Veja como ficou a montagem da minha estação:

   O radiador de calor, não deve encontrar na carcaça do transformador, por isso tem esse pedaço de papel cartão amarelo colado a ferragem do transformador. O radiador também esta a uns 4mm da carcaça, preso por borracha de silicone.

   A caixinha que escolhi é muito bonitinha mas deu um trabalhão danado pra usar, pois como ela é muito baixa, o transformador teve que usar uma sessão reta bastante retangular (o ideal é o mais próximo possível da forma quadrada) e isso não é recomendável, pois o espaço da janela do enrolamento se torna muito pequeno e se torna difícil acomodar o enrolamento do transformador.

   Um close do triac usado. Ele esquenta muito pouco, talvez nem fosse necessário o radiador de calor, mas melhor prevenir do que remediar.

 

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 02/maio/2018

Todo o conteúdo é © 2003-2018 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]