Logo Projects

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

DX Info Centre
By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

Hoje é: 24|01

 tab Monte uma pequena estação de solda.



   Uma estação de solda, basicamente consiste em um transformador de isolação com blindagem eletrostática, um controle de temperatura (com leitura da temperatura ou não) e um ferro de solda de boa qualidade.

   Ferro de solda de boa qualidade existem vários, um que posso citar sem peso na consciência é o Hikari Plus. São bons, duráveis e principalmente baratos. O modelo recomendado para uso com esta estação é o Hikari Plus SC30P, 110V ou qualquer outro ferro de 30W de sua preferencia.

   Para transformar um ferro de solda simples, em estação de solda, pelo que cito acima é necessário um transformador de isolação, e o controle de temperatura.

   Pensando nisso fiz este pequeno circuito que cumpre os pré-requisitos acima. De todos os componentes, o mais complicado é o transformador com blindagem eletrostática, o qual deverá ser confeccionado sob medida, pois não existe nada pronto que sirva no lugar. Note bem que é um transformador isolador, não serve auto-transformador, pois este não prevê isolação com a rede elétrica.

   Transoformador:

   A "receita" para o enrolamento do transformador é esta:
 

  Primário:   472 + 472 espiras de fio 24AWG.

  Secundário:    551 espiras de fio 26AWG.

  Área do núcleo (seção reta): 9.52cm²

   Demais dados (não importantes para o enrolamento):

   Dados do secundário: 140V @ 360mA
   Potencia do secundário: 50,4W

   Dados do primário: 120 + 120V @ 525mA
   Potencia do primário: 63W

   Rendimento do transformador (calculado) 80%
   Densidade de corrente: 2,5A/mm²

   Atenção com a área do núcleo. Ela deve ser o mais próximo possível do formato quadrado, logo o ideal é que a ferragem tenha uma perna central de 3,09 x 3,09cm, ou algo próximo disso. O importante é manter a forma mais próxima possível do quadrado. Pra isso procure na sucata uma ferragem que multiplicando a largura com o comprimento das chapas empilhadas, a perna central dê uma área de 9,52cm² ou um pouco mais.

   Atenção especial também deve ser dada a blindagem eletrostática, pois se não a fizer corretamente, o transformador não funcionará e poderá até queimar em poucos minutos.

   A blindagem eletrostática consiste em uma placa de cobre que fica entre o enrolamento primário e secundário. Porem deve-se tomar todos os cuidados para que esta não vire uma espira em curto, o que causará a queima do transformador em alguns minutos.

   A maneira de fazer a blindagem eletrostática é cortar uma tira de material isolante (plástico, ou cartão) que dê para fazer duas voltas e meia sobre o enrolamento primário, com a largura total do carretel. E uma tira de chapa de cobre (ou outro material soldável), fino o bastante para não ocupar muito espaço entre os enrolamentos. E esta deve ser um pouco mais estreita que a largura do carretel e ter comprimento suficiente pra pouco mais de uma volta completa. Abaixo a figura que exemplifica a construção do transformador e da blindagem eletrostática:

   Algumas notas sobre o circuito:

   Ajuste do trimpot VR1: Ajuste o potenciômetro P1 para a temperatura mínima (resistência máxima do potenciômetro). Coloque VR1 também na posição de resistência máxima. Proceda o ajuste de VR1, para que o ferro de solda atinja a temperatura de pré-aquecimento desejada. A utilidade deste ajuste é "alargar" o ajuste de temperatura conseguido no potenciômetro, e também determinar a temperatura de espera quando no ajuste mínimo. Para desligar completamente, é só desligar a chave CH1.

   O borne marcado como TERRA obviamente para que a estação cumpra seu papel, devera ser ligado a um aterramento. Note também que ao lado da tomada de saída para o ferro de solda, há um outro borne marcado como C , este deverá ser ligado a carcaça do ferro de solda, para isso é necessário desmonta-lo e trocar seu cabo de força por um de 3 fios, se quiser pode inclusive usar um cabo e tomada tri-polar igual a estas usadas em fontes de computador.

   Veja como ficou a montagem da minha estação:

   O radiador de calor, não deve encontrar na carcaça do transformador, por isso tem esse pedaço de papel cartão amarelo colado a ferragem do transformador. O radiador também esta a uns 4mm da carcaça, preso por borracha de silicone.

   A caixinha que escolhi é muito bonitinha mas deu um trabalhão danado pra usar, pois como ela é muito baixa, o transformador teve que usar uma sessão reta bastante retangular (o ideal é o mais próximo possível da forma quadrada) e isso não é recomendável, pois o espaço da janela do enrolamento se torna muito pequeno e se torna difícil acomodar o enrolamento do transformador.

   Um close do triac usado. Ele esquenta muito pouco, talvez nem fosse necessário o radiador de calor, mas melhor prevenir do que remediar.

 

Enquete

Você já participou de algum concurso de radioamadorismo?

Sim
Não



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 21/setembro/2021

Todo o conteúdo é © 2003-2022 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]