Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

  Hoje é: Dia do Arquiteto | Dia do Engenheiro

 tab Kit Rádio AM X-921

Avalie esta página:
 


   Já pensou ser possível em pleno 2015, adquirir e montar um kit de rádio AM, com caixinha e tudo? Isso era comum na década de 1980 com os kit SuperKit, mas hoje em dia? Kit nacional de radio? Esquece!

   Mas... os chineses não perderam tempo e existem diversos kits de rádio AM a venda na china a preços bastante baixos.

   Se você tem vontade de montar um kit desses, deve fazê-lo logo, pois logo não haverá quase mais emissoras na banda de AM, já que a esmagadora maioria delas pediu a migração para a faixa de FM estendida. E daqui a alguns anos... não deve sobrar nada na faixa entre 525 a 1650kHz. A alegação é que a cobertura "será maior", que é totalmente infundada, já que em AM eu consigo ouvir aqui rádios por exemplo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro... quero ver ouvir uma FM desses locais... E a outra é o acesso a dispositivos móveis como celulares e tablet. Neste caso é por pura preguiça dos fabricantes em colocar o receptor de AM, que é perfeitamente possível.

   Mas este artigo não é para falar sobre a migração, e sim sobre a montagem do kit e dos pequenos problemas que ocorreram.

   O kit foi comprado na china, no site AliExpress e custou apenas 12 doláres (em 03/2015 US$12,00 ~ R$36,00) e recebi em 35 dias. Se estiver interessado em um kit destes, clique aqui e escolha o da sua preferência. As compras no AliExpress pode ser pagas por boleto bancário (quer maior moleza que essa? ) e são totalmente protegidas, se você não receber o item dentro do prazo estipulado pelo site, ou o vendedor não enviar, você recebe o dinheiro de volta. Atente-se que pode ocorrer tributação pela receita federal, mas o meu e o de outros amigos que já compraram não foi tributado, mas é impossível prever se será tributado, portanto é por sua conta e risco.

   O kit vem completinho, todos os componentes necessários, até os fios. Só não vem a pilha e a solda. O modelo deste kit é o AMRADIO X-921.

   Está vendo aquele durex colado na tampa preta? Tem dois pedacinhos da tampa preta grudado neles pra não perder. Pois veio um pequeno quebrado na caixa do radio, olhe o canto inferior esquerdo da tampa preta, falta um pedaço ali. Acredito que foi a "eficácia" dos correios que fez isso, por sorte os pedaços do plástico estavam dentro da embalagem plástica que veio o rádio, então foi só colar com duas gotinhas de cola a base de cianocrilato.

   Antes de iniciar a montagem separe os componentes que serão utilizados por grupos, como resistores, capacitores cerâmicos, eletrolíticos, transistores, etc. Isso facilita a montagem e você já pode conferir se não veio faltando nada.

   O esquema que acompanha o radio tem o texto todo em chinês, obviamente não dá pra entender nada do que está escrito (a menos que você saiba ler chinês eheh), mas o esquema tem todos os valores dos componentes anotados o que é suficiente para a montagem.

   O melhor método para a montagem é soldar todos os componentes do mesmo tipo de cada vez, o que evita erros. Inicialmente opto por soldar os resistores. Uma dica... preste atenção para não confundir o resistor de 3K com os de 20K, já que as cores são as mesmas, porem somente em ordem inversa. Eu quase que ia cometendo essa gafe.

   Com todos os resistores no lugar, passemos aos capacitores ceramicos. O rádio usa somente dois valores de capacitores ceramicos, 10nF e 22nF, sendo apenas um de 10nF que é o C3, assim sendo para evitar enganos solde primeiro o de 10nF que dessa forma o resto não tem erro. Ou pelo menos não deveria ter...

   Porque não deveria ter erro? Mas tem... existe uma marcação duplicada na legenda da placa de circuito impresso. Há dois capacitores marcados como C6. Veja:

   O eletrolítico marcado como C6 na verdade é o C4. Atente-se a esse detalhe.

   Agora passando para os capacitores eletrolíticos. A marcação de polaridade está anotada na foto acima. E abaixo os eletrolíticos já no lugar.

   No meu kit, um dos eletrolíticos veio danificado, estava amassado e um um sinal de ralado, pelo visto caiu no chão e pisaram em cima. Não há problema, é um eletrolítico de 10uF x 16V, peguei um igual em uma sucata.

   Agora vamos aos diodos, são apenas dois deles. Na placa não há indicação de anodo e catodos. Foi necessário guiar-se pelo diagrama esquemático. Na foto abaixo está a polaridade dos diodos na placa de circuito impresso.

   Como há 3 tipos de transistores diferentes neste kit (S9012, S9014 e S9018), é melhor separar para não ocorrerem confusões.

   Os S9012 são os transistores de saída de áudio (BG7 e BG8), os S9014 drive e pré de áudio (BG5 e BG6) e os S9018 da FI, oscilador e detector (BG1, BG2, BG3 e BG4).

   Não existe uma lógica no desenho da pinagem dos transistores, sendo marcado na legenda a placa, somente C, B, E devendo atentar-se para a correta inserção dos transistores. Guie-se pelo desenho da pinagem existente na folha que acompanha o kit.

   Uma curiosidade.... esse rádio não usa um diodo de germânio no detector e sim um transistor, aproveitando somente sua junção Base-Emissor. Até cheguei a testar um diodo de germânio no rádio depois de montado (por isso ele está sem o BG4 na foto acima), mas não funcionou. Acredito que isso deva-se a baixa tensão de alimentação que é de apenas 1,5V! Sim, o rádio todo funciona com uma pilha de 1,5V tamanho D.

   Passemos as bobinas de FI. Essas é preciso identificar as cores para soldar nos lugares corretos. Já pensando em algumas dificuldades que possam surgir na variação destes kits, encontrei dois jeitos de identificar as bobinas.

   No meu kit vieram anotado os seguintes códigos nas bobinas:

   Olhando esse código, pode ser verificado na lista de material que está na folha que veio com o kit que existem esses números nos códigos das bobinas.

   Fica fácil né? Mas e se as bobinas vierem sem o código? Como identificar? Existe um segundo método. Olhe no esquema que ao lado das bobinas existe um caractere em chinês.

   Olha que eu marquei as cores nos quadros, mas como eu descobri as cores? Simples... na folha tem uma tabela com o código dos resistores. E em cima dela... as cores anotadas com os caracteres chineses! Veja.

   Olhe os caracteres da tabela e os números. Olhe o caractere da bobina B2, e compare com o numero 2 da tabela. Viu só como não precisa entender chinês pra pelo menos ler as cores?

   E resta soldar o resto dos componentes que não tem segredo... ah... o transformador azul é o driver e o vermelho o de saída. Isso já é um padrão consagrado.

   E por fim o rádio já montado em seu gabinete. Houve um problema pra montar o auto-falante. Os suportes plásticos vieram um pouco grande, tive que cortar um pouco da ponta que apóia sobre o falante, e os parafusos que vieram eram muito curtos, não conseguiam alcançar o poste plástico. Peguei dois parafusos um pouco maiores e ficou perfeito.

   As bobinas de FI já vieram pré-calibradas, sendo necessário apenas dar um acerto na bobina osciladora e no trimmer de antena, e um retoque nas FI. O ajuste do rastreio, esse infelizmente é preciso de um gerador de RF para que a cobertura do rádio fique perfeitamente entre 525kHz e 1650kHz.

   Um fato bastante curioso como já citei no inicio do texto, é que ele funciona com apenas 1,5V e o fato de usar uma pilha tamanho D! Quanto tempo será que essa pilha vai durar?

   Medi o consumo do radio em volume quase máximo (um pouco abaixo de onde começa a distorcer o som) e foi de aproximadamente 80mA. Bastante baixo na minha opinião.

   Um vídeo do rádio funcionando.

 

 

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 02/maio/2018

Todo o conteúdo é © 2003-2018 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]