Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

  Hoje é: Dia da Aviação e do Aviador - Primeiro vôo de um avião – o 14 bis

 tab Mamangava 2/jr

Avalie esta página:
 


   Minhas primeiras experiências com receptores regenerativos datam de 1988, quando tentei montar um regenerativo para FM (88-108) com esquema de uma revista saber eletrônica, e digamos que quebrei a cara, pois o circuito não funcionou.

   Muitos anos depois ganhei um kit (já montado) de um regenerativo para banda de aviação, que por sinal era um kit da saber, e este funcionava muito bem (dentro do que é esperado de um regenerativo, é claro!), mas eu nem sei que fim levou este kit. Agora vamos pular para o presente (Abril/2013).

   Talvez eu tenha tido uma recaída com o famigerado vírus "radiococus frequenciae", velho conhecido dos radioamadores e eu realmente não sei qual foi o bicho que me mordeu e acendeu a vontade de montar um regenerativo. Depois de algumas pinceladas no Google, acabei caindo o projeto do Mangava 2/jr por PY2CWW e PY4JR lááá na página da RST. Resultado? Esse foi o eleito para que eu matasse minha vontade de ver novamente um regenerativo funcionando.

   Então... mãos a obra! Vamos juntar o material necessário. Como esta era uma montagem que eu queria fazer com o ar mais retrô possível, inicialmente fui atrás das "perfumarias". Ou seja... a tabua que seria o chassi e que revesti as laterais com laminado de curupixa e fiz o acabamento com cera. O painel de alumínio foi pego no ferro-velho, era uma tampa de um suporte de papel higiênico (acredite se quiser!!!) e deu certinho!

   A serigrafia do painel foi feita utilizando o processo de transferência de toner, que já é nosso fiel e velho companheiro.

   Dai vieram os detalhes mais "burocráticos". Como fazer uma bobina bonita e com cara de antiga? Eu não queria enrolar em um tubo de PVC marrom, alem de não ser a melhor forma do mundo para se fazer uma bobina, não tem digamos... "classe". Então... vamos bolar um método de fazer uma bobina. E isso até rendeu este pequeno tutorial de como se faz uma bobina desta em casa.

   Feita a bobina, fui revirar a sucata pra conseguir os componentes de época. Resistores, capacitores de poliéster (os zebrinha) e transistores da Ibrape, eletrolíticos Siemens e Philips, potenciômetros Constanta, capacitor variável  Douglas... entre outras coisas antigas que você poderá ver e relembrar nas fotos.

   A cara do Mamangava 2/jr ficou assim:


O dial também foi feito pelo processo de transferência de toner.

   Curiosidade... porque o meu chama-se Mamangava ao invés de Mangava como no original? Bem... é porque aqui deste lado do interior de São Paulo, conhecemos essa abelha por Mamangava. E como os dois nomes são aceitos para a abelha, isso não importa muito.

   O esquema, com as devidas modificações ficou assim:

   Minhas alterações. O amplificador de áudio é voltou a ser um TDA2003 e existe uma pequena mudança no pré-amplificador, que foi colocar o capacitor de desacoplamento no resistor de emissor para aumentar o ganho do pré.

   Também foi modificado o valor do resistor do atenuador. Abaixei para 22R. O valor original tinha uma atenuação muito pequena na minha opinião. Claro que esse valor menor desintoniza ainda mais o receptor quando ligado, mas foi o preço a pagar.

   Também quis modificar a cobertura de freqüências. O meu ficou de 6.900 a 7.300. Para isso o capacitor variável "depenado" ficou com 15 - 152pF. E em conjunto com o trimmer de ajuste, o valor final ficou em 11 a 30pF. Então concluí-se que qualquer outra combinação de trimmer + variável que chegue a faixa de 11 a 30pF servirá. E a bobina foi reduzida para 3.6uH

   É muito curioso ver o que um simples BF494 pode fazer em matéria de recepção. Digamos que ele é tal como a Amélia, a mulher do padeiro... pois como diz a história, ela faz tudo sozinha. No caso do BF494, ele é oscilador, amplifica o sinal, faz o batimento e faz o detector.

   Optei por fazer a montagem em ponte de terminais, por ser bastante rápido. Gastei uma tarde de sábado e o domingo para montá-lo. E esse tipo de montagem é uma terapia, pelo menos por algumas horas me desliguei completamente do mundo.

   Abaixo mais fotos do receptor e um vídeo dele em funcionamento, com uma antena dipolo para 40/20 metros (dipolo trapeado).


Ai no vídeo, ainda não tinha feito o dial.

©2013 by PY2BBS

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 30/maio/2017

Todo o conteúdo é © 2003-2017 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]