Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

  Hoje é: Dia do Arquiteto | Dia do Engenheiro

 tab VU (medidores) personalizados

Avalie esta página:
 


   Gostaria de usar um VU personalizado em suas montagens? Ou gostaria de fazer um VU especifico com uma escala não muito convencional ou mesmo um VU bacana para uma fonte de alimentação ou amplificador linear?

   Com o computador ficou muito fácil de fazer personalizações e painéis com acabamento impecável para montagens caseiras, coisa que era difícil ou até mesmo impossível a algum tempo atrás. Hoje bastar ter o computador (quase todo mundo tem) os softwares adequados, e tempo e criatividade.

   A idéia é pra lá de ridícula. Não vou dizer que é inédita pois acredito que mais gente já deve ter pensado nisso e feito igual, mas não sei se esta documentado. O medidor que aproveitei era de um velho radio gravador Aiko, sua escala original foi removida e fotografada para servir de gabarito para a nova escala.

 

   O desenho da escala é feito no computador, eu usei o Corel Draw, porque tenho alguma intimidade com este software. Mas pode ser usado qualquer outro editor gráfico a sua escolha ou ainda mesmo o excelente programa "Meter" feito pela Tonne Software.

   No Corel basta inserir a imagem na área de trabalho, redimensionar para o tamanho original e começar a desenhar por cima com as ferramentas disponíveis (linha, elipse, escrita, preenchimento, etc). Veja abaixo a escala desenhada no Corel totalmente pronta para a impressão.

 

   Uma vez que você esteja com a arte final da escala pronta é só imprimir. Recomendo fazer algumas impressões em papel sulfite para ande de tudo para que você possa fazer uma prova de tamanho, alinhamento e outros bichos. Uma vez que estiver com com o desenho OK, vamos a impressão final. Para isto vamos usar folhas de transparência para impressoras jato de tinha. Isto pode ser comprado em qualquer boa papelaria, custa barato.

 

   A folha de transparência para jato de tinta tem lado certo para imprimir, naquela pequena fita de papel que tem em uma das bordas esta indicado qual é o lado para impressão. Evite tocar com os dedos na superfície de impressão, a folha de transparência em uma espécie de gelatina na face imprimível que é o que vai reter a tinta.

   Configure a impressora para imprimir com o máximo de qualidade possível e na opção que jogue o máximo de tinta na impressão. Eu utilizo uma Epson Stylus C65, nesta impressora a melhor configuração é a abaixo:

 

   Imprima na transparência. Assim que a folha sair da impressora NÃO TOQUE na área impressa, aguarde a tinta secar, o tempo de secagem depende de quanta tinta foi usada, marca da transparência, temperatura e umidade relativa do ar. Aguarde uns 15 ou 20 minutos. Colocar a folha debaixo de um ventilador ajuda bastante. Depois deste tempo, olhe a folha contra uma luz forte, a impressão deve ter ficado bastante opaca e sem pontos ou riscos. Se por acaso a área em preto não estiver densa o suficiente, pode ser que sua impressora não tem cobertura suficiente de tinta.

   Com minha impressora, eu consigo perfeitamente recolocar a folha na bandeja e fazer uma segunda impressão EXATAMENTE por cima da primeira, as impressoras Epson tem uma precisão incrível na hora de carregar a folha e posicionar na área de impressão. Estas transparências abaixo foram impressas duas vezes, com um intervalo de 30 minutos.

 

   Agora é só recortar com cuidado e com uma tesoura afiada e montar no medidor. Evite colocar o dedo sobre a parte impressa, o suor e oleosidade natural da pele tende a amolecer a tinha, e você pode acabar com uma linda impressão digital sobre a escala. hihi.

 

     Backlight ou luz de fundo.

   Resolvi inovar também na luz de fundo. Ao invés de utilizar uma pequena lâmpada, decidi usar leds brancos. Usei uma pequena placa de plexiglass, com leds brancos inseridos em furos em sua lateral, mais ou menos como é feito o backlight de display LCD hoje em dia.

   Foram fixados 3 leds brancos, e um resistor limitador de 100Ω que prove uma corrente de 30mA para 12V. A placa foi revestida com papel alumínio na parte traseira e laterais para direcionar o máximo possível da luz para frente. O conjunto ligado chega a impressionar.

   Aqui o resultado final, inseri o VU em um pedaço de papelão, para mascarar o vazamento de luz da placa, pois ela é ligeiramente maior do que VU.

   O interessante de usar leds para a iluminação é que a luz branca não causa efeitos estranhos em cima das cores, notadamente amarela e vermelha, como quando usado uma pequena lâmpada. E também o menor consumo de corrente.

    PS. Na primeira foto, o que iluminava o VU era justamente uma pequena lanterna de leds brancos, apontada diretamente para a traseira do VU, porem como o foco dos leds é muito fechado, a lanterna estava a uns 5 cm de distancia do VU, o que torna a instalação um pouco complicada.

© 2009

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 02/maio/2018

Todo o conteúdo é © 2003-2018 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]