Logo

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

  Hoje é: Dia do Arquiteto | Dia do Engenheiro

 tab Oráculo

Avalie esta página:
 


 Uma grande caminhada começa com o primeiro passo...

   O grande oráculo tem praticamente todas as resposta, basta saber fazer a pergunta correta que ele terá a resposta.

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ah! Você foi curioso de rolar a página até aqui! Ótimo! Prossiga que você não irá se arrepender.

 

 

 

   Pois bem... Esse campo de busca todo enfeitado ai em cima, faz parte deu uma piada, e se você não for "quadrado", deve ter entendido a brincadeira (e o recado) de que o  Google é a melhor ferramenta de pesquisa na internet até o presente momento. Pessoalmente eu costumo brincar que a internet se divide em AG e DG (Antes do Google e Depois do Google tal como se usa AC e DC para datas).

   O Google esconde por trás de uma interface singela e simpática, uma poderosíssima maquina de busca para qualquer assunto que você possa imaginar. O objetivo deste artigo é oferecer algumas dicas para que você possa  melhor aproveitar todo o poder que o Google te oferece (e o melhor de tudo! De graça!). Mas antes de mais nada, um detalhe muito importante: Algumas das dicas aqui apresentadas podem não funcionar no Google em português. Se isso acontecer com você, acesse o Google em inglês. Para isso, clique no link "Google.com in English" presente na pagina inicial do Google.

   Chega de blábláblá e vamos ao que interessa, que é aprender!

  Aprimorando suas pesquisas

   Digamos que você queira pesquisar sobre Palmeiras ornamentais no Google. A primeira coisa que você pode pensar em pesquisar e a palavra Palmeiras. Mas isso tem um pequeno problema, você ira obter resultados poluídos com referencias ao time de futebol palmeiras. Experimente digitar apenas Palmeiras ali no campo de busca do nosso Oráculo. Você pode aprimorar suas pesquisas usando operadores (+ e -):

   palavra -palavra2 (o sinal - tem que ficar junto à palavra que você quer eliminar): mostrará páginas que tenham a palavra, mas que não tenha palavra2; Exemplo: palmeiras -futebol

   Este exemplo ira excluir da pesquisa todas as paginas relacionadas a futebol, mas observe que agora a pesquisa vai retornar resultados sobre pousadas e localidades relativas a palavra.

   palavra + palavra2: procurará páginas que contenham palavra e palavra2; Exemplo: palmeiras + ornamentais

   Dessa forma serão apresentadas paginas que contenham as duas palavras.

   Por fim é possível combinar as operações. Por exemplo, palavra + palavra2 -palavra3.

   palmeiras + ornamental -futebol

   Ou seja será pesquisado sobre palmeiras ornamentais e excluído qualquer resultado que seja relacionado a futebol.

   Ainda resta um operador que pode ser util, o caractere "coringa": asterisco (*)

   Em alguns casos pode ser  melhor ao fazer uma pesquisa, deixar que o Google "preencha a lacuna" adicionando um asterisco (*) como parte da sentença ou pergunta que deseja pesquisar no Google. Exemplo: Isaac Newton descobriu*

Pesquisando pela frase exata

   Se você digitar a frase aprendendo a fazer bolo, o Google mostrará páginas que tenham as palavras aprendendo, a, fazer, bolo, mesmo que não esteja nesta ordem. Para procurar a frase exata, digite-a entre aspas: "aprendendo a fazer bolo". Tenha em mente que quanto mais especifica for sua frase delimitada pelas aspas, menos (ou nenhum) resultado será exibido, portanto não exagere na descrição exata.

   Caso não obtenha o resultado algum experimente eliminar alguns termos da frase, simplificando-a.

O Google como calculadora

   Pode parecer bizarro, mas o google faz até contas! Fazer cálculos no Google é relativamente simples. Digite, por exemplo, 25 + 20 (adição), 18 * 9 (multiplicação), 24 / 8 (divisão) ou 74 - 3 (subtração) e veja o que acontece. O Google consegue realizar desde operações básicas até as mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista:

Digite

e o Google fará

5 ^ 3

5 elevado a 3

sin(45 degrees)

o seno de 45 *

tan(45 degrees)

a tangente de 45 *

cos(45 degress)

o cosseno de 45 *

sqrt (90)

a raiz quadrada de 90

ln (13)

o logaritmo base e de 13

log (1,000)

o logaritmo base 10

50!

o fatorial de 50

4th root of 64

o cálculo da quarta raiz de 64 **

* O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.

** Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.

Obs.: os valores usados na lista servem de exemplo. Obviamente você pode utilizar os valores que quiser.

Você não precisa usar cada operação por vez. É possível fazer combinações e montar expressões ou fórmulas. Por exemplo, digite (14+554)*ln(13)/tan(90)+ 1. O Google dará como resultado -729.197942. Saiba mais sobre cálculos no Google na página de ajuda do Google Calculator.

Conversões

   Também é possível fazer conversões de medidas com o Google. Veja alguns exemplos de conversões:

No Google em português, digite

No Google em inglês, digite

e o Google converterá

30 cm em pés

30 cm in ft

30 centímetros em pés

50 km em milhas

50 km in miles

50 quilômetros em milhas

10 quilos em libras

10 kg in lb

10 quilogramas em libras

3 reais em dólar

3 reais in dollar

3 reais em dólar

2007 em romanos

2007 in roman numerals

2007 em números romanos

   Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas (algumas somente em inglês) e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar equações. Por exemplo, 10/5+459 em romanos (10/5+459 in roman numerals): o Google mostrará CDLXI.

Definições de termos

   É possível usar o Google para obter definições e significados, com em um dicionário. Para isso, digite define: mais o termo. Por exemplo, suponha que você queira saber o que é Volts. Então, no Google, digite: define: volts. Agora, é só ver o significado. Note que, no final da página de resultado, o Google pode oferecer links para buscar pela definição do mesmo termo em outros idiomas.

Especificando o tipo de arquivo a ser pesquisado

   Você pode informar ao Google para fazer pesquisas apenas em um determinado tipo de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extensão do arquivo mais o assunto a ser procurado. Por exemplo, suponha que você queira buscar pela palavra QRP, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google, digite então filetype:pdf qrp. Note que você pode usar uma infinidade de extensões, como DOC (Word), XML, TXT, etc.

Pesquisando dentro de um site em específico

   Você quer saber se um determinado site contém o assunto que está pesquisando, mas percebe que o sistema de busca dele é ruim ou não funciona corretamente ou o caso mais freqüente, o site não tem busca. O que fazer? Instrua o Google a executar buscas apenas naquele site. Para isso, basta digitar no Google o termo de busca mais a palavra site: seguido do endereço do site. Por exemplo, suponha que você queira saber se neste site contém alguma página que fale de Halo Lunar. No Google, basta digitar: halo lunar site:www.py2bbs.qsl.br. O resultado vai ser todas as páginas deste site (www.py2bbs.qsl.br) que contém a palavra Halo Lunar.

Note que esse recurso não funciona em sites não indexados pelo Google, tampouco em páginas de acesso restrito (acessíveis por senha, por exemplo).

Pesquisando imagens

   Este recurso e bem conhecido, mas vale a pena falar um pouco dele e de sua futura evolução. Na pagina principal do google clique em imagens. Escreva o nome ou assunto da imagem que deseja procurar. Exemplo: ensinando a pescar

   Porem a pesquisa vai apresentar alguns resultados misturados. Você pode aplicar os operadores + e - para filtrar os resultados ou ate mesmo pode pesquisar somente em um site especifico.

   Mas o Google labs tem um outro serviço em testes que promete substituir o sistema de busca do Google imagens. Trata-se do Google Similar Images.

   Experimente pesquisar por alguma imagem e clique no link Similar Image, quando disponível abaixo da figura. Como é um serviço que ainda esta em desenvolvimento muitas imagens ainda não foram catalogadas. Mas já é uma ferramenta interessante e muito útil.

Google Translator

   Bem, quem não saber ler em inglês hoje em dia, fica muito limitado as poucas paginas com assuntos técnicos em português. Mas nem tudo esta perdido. Você pode se aproveitar das facilidades do Google Translator.

   Coloque na caixa de pesquisa o texto ou endereço da pagina que deseja traduzir, selecione o par de tradução e divirta-se.

   Uma dica, você pode inverter facilmente o par de tradução clicando sobre o sinal > que esta entre as duas caixas de seleção de idioma. E se não souber especificar o idioma de origem também não tem problema, seleciona a opção Detectar Idioma e deixe que o Google descubra para você qual é o idioma da página.

   Nota, as traduções muitas vezes não são perfeitas, o minimamente compreensíveis, Isso ocorre quando você tenta traduzir chinês para português, por exemplo, nesses casos se você entender inglês experimente traduzir para inglês, quase sempre o resultado é melhor.

   Bibliografia:

   http://www.infowester.com/dicasgoogle.php - por Emerson Alecrim, página a qual aproveitei muitas partes neste tutorial
   http://www.google.com.br/support/websearch/?hl=br - O próprio help do Google

   E a muitos outros autores de tutorias que já pesquisei, li e aprendi com eles, justamente encontrados pelo próprio... Google!


PS: Se não entendeu a piada/brincadeira acima, não se aborreça, as imagens deste tutorial são piadas visuais.
Rir faz bem, é um ótimo remédio para muitos males.

73's e boas Googleadas!

©2009 by PY2BBS

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 02/maio/2018

Todo o conteúdo é © 2003-2018 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]