Logo Projetos

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

DX Info Centre
By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

https://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

https://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

https://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

https://impc.dlr.de

D-Rap

.

https://www.swpc.noaa.gov/productsvd-region-absorption-predictions-d-rap

Clima Mundial
.

https://wattsupwiththat.com

Novo País

.

North Korea

Last Visited January 16, 2023

Últimos 20 visitantes:

Flag Counter

Hoje é: 30|01

 tab Oscilador Lambda

Avalie esta página:
 


   O oscilador lambda é um pequeno oscilador de banda larga, utilizado para testar bobinas sintonizadas, como exemplo bobinas de FI.

   Este projeto é uma reunião e melhoria de vários circuitos, que foram reaproveitados e juntados em um único projeto perfazendo este pequeno e útil instrumento para o hobbista e montador sucateiro de plantão.

   O frequencímetro é o clássico e conhecidíssimo projeto do DL4YHF, na versão de 4 dígitos que se mostra mais do que suficiente pra mostrar a freqüência de ressonância de qualquer bobina.

   Já o bloco oscilador banda larga foi reaproveitado do excelente projeto do frequencímetro do Radio Taifun. E foi inserido entre o oscilador e o frequencímetro um buffer utilizando um TTL 74F04 para condicionar o sinal analógico do oscilador a entrada digital do frequencímetro.

   Este oscilador, segundo o projetista, funciona de 100kHz a 85MHz, sendo mais que suficiente para identificar bobinas de FI retiradas de sucata com bastante folga.

   Quando o ponto decimal do frequencímetro estiver piscando, indica que a medição é em kHz e quando fica fixo indica que é em MHz.

  

   A entrada de alimentação externa conta com um circuito carregador para bateria NiCD ou NiMH. Quando for utilizado uma bateria não recarregável, o jumper JP5 (CHG EN) deve ficar aberto, para desabilitar o circuito de carga, deixando somente o jack de entrada DC externa ativo. O regulador de tensão LM2931 é do tipo Low Drop, indicado para aproveitar o máximo da capacidade da bateria. Em caso de dificuldades em obter este regulador, pode ser substituído por um 78L05 diretamente, porem este não é Low Drop.

   Todo circuito foi acondicionado em uma pequena placa de circuito impresso que cabe em uma caixa Patola CR-095, o que torna o instrumento portátil.

   Como já dito a caixa utilizada foi uma Patola CR-095. Existem dois dois modelos da CR-095. Qualquer uma serve, já que não vou usar os botões. A janela dos botões deve ser recortada para encaixar o display e um pequeno pedaço de policarbonato para proteger o display.

   Uma atenção especial deve ser dada ao conector utilizado para a conexão das bobinas. Utilizei uma barra de soquetes simples para barrinha estampada. São dois pedaços, um com 3 furos e outro com 4 furos. O pedaço com 4 furos deve ter os dois terminais centrais removidos e a divisão entre os dois furos deve ser removida com uma pequena broca, para que encaixe bobinas "Toko" de 10mm. E o de 3 furos, o terminal do meio também deve ser removido e este é para as bobinas "Toko" de 7mm.

   A duas peças depois de preparadas devem ser coladas centralizada uma a outra. Os pinos serão encaixados na borda da placa e soldados ao pads CN2. Os pads do CN2 são divididos 3 para cada lado. Solde o soquete preparado por cima e por baixo da placa.

   Na foto acima pode-se ver como deve ficar o conector. A utilização é bastante simples, basta encaixar a bobina no soquete e pressionar o botão de teste, em menos de 1 segundo o frequencímetro indicará a freqüência de ressonância da bobina.

   Muito importante! O medidor só consegue medir corretamente bobinas que tenham capacitor em paralelo. Bobina osciladora de AM (vermelha) pode não oscilar ou até mesmo oscilar, mas usando a capacitância parasita das espiras da própria bobina, gerando indicação falsa! Muita atenção a isso!

   Testando bobinas retiradas de sucatas. Abaixo o exemplo de uma bobina de 455kHz (ponto decimal piscando) e uma de 10.7MHz.

  Neste outro exemplo temos bobinas retiradas de sucatas de TV. A de 4.5MHz é o trap de som usado em TV e a de 45MHz é a FI.

   Se a bobina não oscilar pode ser que ela não tenha capacitor em paralelo, pode estar interrompida ou a ligação não está correta. Bobinas que tenham tamanho diferente e não encaixe no soquete, podem ser medidas soldado dois pedaços pequenos de fio rígido a bobina e formatados para encaixar no soquete.

   Alternativamente pode ser feito um adaptador, uma barrinha de 3 pinos com fios soldados aos pinos 1 e 3, com garrinha jacaré, encaixe no soquete de 3 pinos e ligue a bobina nas garrinhas jacaré.

   Demonstrando a utilidade deste medidor. Quem é montador sabe que em geral, bobina de FI com núcleo preto pode ser terceira FI de 455kHz, correto?

   Ai você pega esta bobina em uma placa de sucata, não se atenta qual era sua função, por ser núcleo preto e ter capacitor você pode imediatamente pensar que é a terceira bobina de FI de um jogo de 455kHz (1ª FI é amarela, 2ª FI é branca e 3ª FI é preta), guarda como sendo de 455kHz. Ai um belo dia você resolve montar um receptor que use FI de 455kHz e quebra a cara. Esta bobina com núcleo preto é uma FI de 10.7MHz que foi retirada de uma sucata.

   A montagem é bastante simples, a maioria dos componentes são todos PTH, sendo SMD apenas os dois FET BF998 e os capacitores de tântalo. O PIC deve ser gravado com o arquivo .HEX disponibilizado na sessão de download que está ao final desta página.

  Downloads

   Aqui tem todos os arquivos necessários para a construção do oscilador lambda.

- Esquema completo
- Lista de material
- Layout da placa em formato PDF
- Arquivo HEX PIC16F628A

 
 

©2022 by PY2BBS

 

 

Enquete

Você tem problemas com interferências, ruídos em seu shack/casa que inviabiliza sua recepção em HF?

Sim
Não



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Firefox
Get Firefox!

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

2964747

PageRank:

Última atualização do site em: 29/janeiro/2022

Todo o conteúdo é © 2003-2023 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]