Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters

  Hoje é: Dia do Arquiteto | Dia do Engenheiro

 tab Executando o Tango PCB no DOSBOX

Por: Luciano, PY2BBS


Avalie esta página:
 


   Nota do autor: Eu não forneço e nem disponibilizo para download o software Tango, não adianta enviar e-mail, espernear ou seja lá o que for, você pode encontra-lo com alguma pesquisa no Google.

   Software pra o desenho de placas de circuito impresso é mais ou menos igual a religião, cada pessoa tem sua preferência e não adianta tentar converter essa pessoa a usar outro software completamente diferente na base da lábia, isso tem que ser por naturalidade e iniciativa da própria pessoa.

   Eu por exemplo, aprendi a trabalhar com o Tango PCB, que é um software velho e funciona em MS-DOS. Como eu uso roteamento 100% manual em 98% dos casos, eu me acomodei com ele, pois trabalho muito bem com o Tango, e minha produtividade é alta com ele. Bem definido o porque eu ainda uso o Tango, vou explicar neste tutorial como executa-lo em maquinas novas e rápidas e ainda por cima em Windows NT, onde ele não funciona bem ou não funciona em hipótese alguma mesmo.

   No meu PC anterior (um Athlon XP 2400+) ele não conseguia ler corretamente o teclado, cada tecla apertada entrava um código nada a ver e repetido por umas cinco vezes, mesmo com o mais breve toque a tecla, isso indica que a rotina de leitura do teclado deve ser temporizada com laços fechados do tipo "for-next" o que causa altos problemas quando se aumenta o clock do processador.

   Já no PC atual (Opteron 170, dual-core), o problema é um tanto pior junto ao problema do teclado, a placa de vídeo também não se entende com o Tango, colocando lixo no lugar dos caracteres. E o programa trava em alguns segundos apos ser executado, tendo que ser finalizado na base do gerenciador de tarefas.


Como Tango PCB roda em um Opteron 170 com placa de video PCI Express GeForec 8

   Porem existe salvação, um programa ou melhor dizendo um emulador de MS-DOS que foi feito justamente para executar softwares antigos nas maquinas atuais que não tem o MS-DOS real e/ou são muito rápidas. Lembre-se, o Windows NT (o qual originou o Windows 2000, Windows XP, Vista e Seven são todos NT) não tem DOS real e sim um emulador o CMD.EXE. E programas da idade do Tango, eram executados em PC's 486, 586, que rodavam a no máximo 120MHz.

   O problema é que o CMD.EXE é executado a velocidade total disponível da máquina host, isso é o que causa todo o problema com o Tango.

   Este emulador de MS-DOS é o DOSBOX. Ele foi feito voltado a executar jogos antigos de MS-DOS, porem qualquer software antigo de MS-DOS pode funcionar nele.

   Executando o Tango no DOSBOX, temos as seguintes vantagens:

   Funciona em Windows NT (Windows 2000, Windows XP, Vista e Seven) ou qualquer outra coisa que execute o DOSBOX.
   Funcionará nas máquinas atuais, que são MUITO mais rápidas que as máquinas da época.
   Você pode trabalhar em modo janela usando o driver VESA original do Tango, independente de sua placa de vídeo.
   Pode adotar as resoluções de 640x480, 800x600, 1024x768 ou ainda 1028x1024, tanto em modo janela quanto full-screen!

   Gostou das vantagens? Então vamos a receita de bolo.

   Instalando e configurando o DOSBOX.

   Primeiramente baixe a ultima versão estável do DOSBOX. Instale o DOSBOX em um diretório qualquer, como por exemplo: C:\Arquivos De Programas\DOSBox\

   Vá até o Menu Iniciar, Programa, DOSBOX e clique sobre o atalho dosbox.conf isto fará abrir o arquivo dosbox.conf no Bloco de Notas (Notepad). Procure as linhas abaixo e faça as alterações indicadas.

   Sessão [dosbox], encontre:

machine=vga e altere para machine=svga_s3

   Sessão [cpu], encontre:

core=auto
cycles=auto
cycleup=500
cycledown=20

   E altere e acrescente as linhas conforme abaixo:

core=normal
cputype=pentium_slow
cycles=30000
cycleup=500
cycledown=20

   Salve o arquivo dosbox.conf e terminamos a instalação e configuração do DOSBOX.

   Instalando e configurando o Tango.

   Agora instale o Tango, eu não o instalo no drive C:\ para que meus arquivos fiquem a salvo no caso de precisar formatar o C:\ e reinstalar o Windows. Tomarei como referencia o drive E:\ e o caminho Eletro\Tango\

   No diretório do Tango crie um arquivo de texto com um nome qualquer (exemplo PCB.TXT).

   Em seu interior, coloque as seguintes linhas:

@ECHO OFF
PCB.EXE /G:VESA1024
EXIT

   Observe a linha onde esta o PCB.EXE. O parâmetro /G: indica que iremos carregar o driver de vídeo VESA1024 que esta no diretório do Tango. Agora fica a dica, para rodar em janela use o driver de vídeo conforme a tabela abaixo:
 

Resolução do desktop Driver a carregar
800 x 600 SVGA
1024 x 768 VESA800
1280 x 1024 VESA1024
Acima disso VESA1280

  Note que sempre estamos usando um driver "um degrau" abaixo da resolução do desktop, para que a janela não ultrapasse o tamanho da área de trabalho. Se o seu tango por acaso não tiver os drivers vesa, você pode baixar este três arquivos aqui.

  Salve o arquivo. Renomeie o arquivo de texto para PCB.BAT

   Para isso seu Windows deve estar configurado para exibir a extensão do arquivos, não vou dizer como fazer isso porque tenho certeza que quem vai se aventurar com isso aqui, sabe muito bem como fazer isso.

  Agora vamos criar um atalho para chamar o DOSBOX e executar automaticamente o Tango. Clique em qualquer lugar livre dentro da pasta do Tango com o botão direito do mouse e vá no item Novo, Atalho.

  Na caixa de dialogo que surge, na caixa Linha de Comando, insira o seguinte:

"C:\Arquivos De Programas\DOSBox\DOSBOX.EXE" E:\Eletro\Tango\PCB.BAT -noconsole

   Novamente, note que eu estou assumindo que o DOSBOX esta no diretório:

C:\Arquivos De Programas\DOSBox\ 

   E o Tango no diretório:

E:\Eletro\Tango\  

   Mas você pode instalar em qualquer diretório de sua preferência, apenas lembre-se de colocar os caminhos corretos no arquivo BAT e no Atalho.

   Clique em próximo e escolha um nome para o Atalho, sugiro Tango PCB e clique em Concluir. Este passo é opcional, serve para trocar o ícone do atalho, caso você queria usar o ícone original do Tango. Selecione o atalho criado, clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá em propriedades. Na janela que vai abrir, clique no botão Alterar ícone, vá até o diretório do Tango e use os ícones originais do Tango.

   Tudo pronto, você acaba de criar o atalho para executar o Tango PCB em modo janela. Basta dar um duplo clique sobre o atalho e o resultado deve ser o abaixo:


Clique sobre a imagem para ver em tamanho real (1024 x 768)

   Você vai notar que o cursor do mouse fica "preso" dentro da janela ao clicar sobre ela, o comportamento é este mesmo e é normal. Para livrar o cursor temporariamente e voltar ao Windows sem encerrar o programa, use ALT+TAB.

   Outra dica, nunca, eu disse NUNCA encerre o programa clicando no [x] da janela do DOSBOX, se fizer isso você perde o trabalho feito, por isso sempre encerre o programa com o comando do próprio Tango: Menu, File, Quit

   Agora basta usar a mesma técnica acima para criar um ícone para trabalhar em tela cheia com resolução 1:1, isso é importante em monitores LCD, onde a resolução nativa é fixa. Claro que isso só vai funcionar bem em monitores padrão 4:3 que usem resolução de até 1280 x 1024, caso contrario o resultado pode não ser exatamente o esperado.

   O driver a ser carregado segue o seguinte padrão:
 

Resolução do desktop Driver a carregar
800 x 600 VESA800
1024 x 768 VESA1024
1280 x 1024 VESA1280
Acima disso Use modo janela, é melhor.

   O exemplo abaixo é para um monitor LCD de 17 polegadas, padrão 4:3 (o que eu uso) que é para 1280 x 1024. O crie um arquivo .BAT com as instruções apresentadas acima com o seguinte conteúdo:

@ECHO OFF
PCB.EXE /G:VESA1280
EXIT

  A linha para o atalho para usar o DOSBOX em tela cheia é:

"C:\Arquivos De Programas\DOSBox\DOSBOX.EXE" E:\Eletro\Tango\PCB_FULL.BAT -noconsole -fullscreen

   Sugestão de nome para o arquivo BAT e para o Atalho:  PCB_FULL.BAT e Tango PCB (Full Screen)

   Observe que as únicas diferenças é que carregamos um driver VESA com a mesma resolução do monitor e acrescentamos o parâmetro -fullscreen ao atalho do DOSBOX. Ao executar este atalho, o efeito será o Tango executado em tela cheia, na resolução nativa do monitor.

   Se você usa o modulo Tango SCH, repita todos os passos acima, trocando o PCB.EXE para o SCH.EXE, e claro, use use nomes de arquivos diferentes para os arquivos .BAT e atalhos.


Nomes usados nos arquivos .BAT e Atalhos.

   Apenas para fim de ficar tudo bonitinho, você pode fazer a mesma coisa para o modulo ROUTE.EXE, mas lembre-se que o auto route do Tango é um LIXO!


Atalhos do Tango no Menu Programas

   Para a impressão dos arquivos .PCB a solução mais limpa é imprimir em arquivo e no formato .PS (PostScript) e importar o arquivo em algum editor gráfico que abra arquivos PostScript. Eu uso o Corel Draw, porque o tenho instalado e uso para fazer outras coisas como os desenhos dos painéis de minhas montagens. Mas qualquer coisa que abra arquivos .PS, ta valendo.

   Usando este método de importar, você pode imprimir mais de um layout na mesma folha, pode gerar arquivos PDF com o layout para disponibilizar a outras pessoas sem que eles tenham a necessidade do tango, e outras coisas.

   Com estas instruções, você consegue usar o Tango em maquinas atuais e com resolução muito melhor do simplesmente executar o programa com o driver VGA.

© 2010 by PY2BBS

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 02/maio/2018

Todo o conteúdo é © 2003-2018 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]