Logo

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

Últimos 20 visitantes:

free counters


 tab Transistores Falsos (e agora CI's também!)

Avalie esta página:
 


   Certamente, você que lê este artigo,já deve ter percebido a grande dificuldade em se encontrar transistores de RF originais, pois o mercado esta infestado de falsificações, e algumas são até bem grosseiras como você vai ver nas figuras abaixo.

   Pensando em ajudar a quem esta se embrenhando nesta mata fechada (e cheia de espinhos!) resolvi fazer esta pequena página mostrando a "cara" dos transistores originais e das cópias fajutas.

   Ao que tudo indica, em contato com outras pessoas pelo mundo a fora (sim! o problema é mundial!!!) acredita-se que as falsificações são originarias da Índia e Coréia.

   Alguns destes transistores falsificados até chegam a funcionar no lugar dos originais, principalmente quando usados em freqüências mais baixas (ex.: 7MHz), mas quando usados em freqüências mais altas, funcionam precariamente, aquecendo em demasia (até cheguei a queimar o dedo em um desses transistores). Já outros não geram potência alguma, somente calor.   


   Links para outras paginas que também falam sobre o assunto:


   Vamos aos fatos:

     2SC1969

           

   O transistor da esquerda é o original, o do meio e da direita são falsificações. Note que do centro inclusive tem o logotipo da Mitsubishi, mas observe que a letra é um pouco mais achatada e o "C" um pouco mais arredondado. Note também que a aleta de fixação tem rebarbas. O da direita dispensa comentários. Até onde sei a NEC não fabrica este transistor, apenas a Mitsubishi. Este transistor é muito usando em rádios como o Cobra 148GTL. Uma outra coisa que pode ser usada para se diferenciar o original do falso, é que nos transistores originais, existe um diodo de proteção entre o coletor e o emissor do transistor, com na figura abaixo:

   Outro fato não observado pelos piratas, são as dimensões do transistor original, os transistores da Mitsubishi usam um invólucro TO-220 um pouco menor que o tradicional, olhe as medidas retiradas do datasheet:

   Estas medidas se aplicam também ao 2SC2166 e ao 2SC2312.


   2SC2166

       

 

   Este é outro caso, o 2SC2166 é o driver do 2SC1969 em muitos rádios faixa do cidadão (vulgo PX), e não escapa a falsificação. O transistor da esquerda é o original Mitsubishi, e o da direita é um fabricado por uma tal de "NSC". Note a impressão bastante apagada e é do tipo impressa a laser. A terceira é uma copia que tenta imitar o original, mas note como sempre que a fonte das letras é mais arredondada. O quinto transistor chega a ser ridículo, dispensa comentários... Uma outra coisa que pode ser usada para se diferenciar o original do falso, é que nos transistores originais, existe um diodo de proteção entre o coletor e o emissor do transistor, com na figura abaixo:


  2SC1971

        

   Transistor utilizado na saída de RF de muitos HT, da kenwood, icom e outros. É fabricado pela Mistsubishi. Alguns modelos que o usam: TH-234, TH235, IC-V68. A esquerda o transistor original, a direita duas falsificações. Note a baixa qualidade da impressão e do próprio invólucro do transistor a direita. Como sempre, nas falsificações, as letras são mais arredondadas. E tem mais... esse transistor tem os terminais na ordem: BEC e os falsificados sempre tem a ordem como sendo BCE. O transistor original tem o EMISSOR ligado a carcaça.


 

   2SC1306

    

   Antigo transistor fabricado pela NEC, acredito que não seja mais fabricado hoje em dia, e é substituído pelo 2SC2166 ou 2SC2078, só que procurando se encontra destes transistores no mercado, tudo falsificado é claro. O da esquerda é um original que foi retirado de um Lafayette LMS-40. O epóxi deste transistor tem um tom bem cinzento, a direita é uma falsificação, note novamente a letra bem achatada e abaixa qualidade da impressão.


   2SC2078

         

   É muito usado nos rádios Cobra 19DX, GE, Midland. O transistor original é de fabricação da Sanyo. O a esquerda é um original o qual foi emprestado de um Cobra 19DX, ao meio um transistor falso, note as letras bem menores que o original alem disso no original não vem marcado "japan". A direita outro transistor falso. O transistor vermelho/marrom dispensa comentários.

 


   2SC2075

      

   Este transistor é utilizado até onde conheço somente no Cobra 22 Plus (que por sinal é um radio "genérico" se me fiz entender...). Os originais são de fabricação da Toshiba. O original foi "tomado emprestado" justamente de um Cobra 22 Plus. Note como sempre, no falso, que a letras são bem menores, e mais arredondadas, enquanto no original são bem mais estreitas.


   2SC2312

   Este é praticamente impossível encontrar um transistor original, este ai em cima é um original Mitsubishi, foi retirado "emprestado" de um Alan 87. As falsificações que já vi são bem grosseiras, inclusive não tem o logotipo da Mitsubishi.

 


   2N2218  

  

 Transistor de chaveamento, e também usado como driver para pequenos transmissores. O original pelo que bem me lembro nos bons tempos eram fabricados pela SGS Thompson, Motorola e Philips/Ibrape (no caso o meu original ai é um Ibrape retirado de uma placa fabricada na década de 80).
 


   2N2222  

 Transistor de chaveamento, e também usado como driver para pequenos transmissores. O original pelo que bem me lembro nos bons tempos eram fabricados pela SGS Thompson e Motorola. Note como sempre a impressão de baixíssima qualidade. Contribuição de Adriano Selbach.


   2N3553

   Transistor de RF, usado com excitador (ou mesmo saída de RF) para pequenos transmissores.

  

   Originalmente fabricado pela Motorola, o mercado esta infestado de falsificações grosseiras, com a marca "MEV", "DIV" e mesmo alguns sem marca. Esquerda, transistor original, direita, falsificação com a marca "MEV", note a baixa qualidade da impressão.
 


   SA602

  

   O CI acima (SA602) também entrou na lista dos componentes falsificados. A esquerda uma imagem de um CI original philips, e a direita a imagem de um CI falsificado. É bastante usado pelos radioamadores na confecção de receptores. Imagens enviadas por PY5GR, Giroto (ci falso) e  PY5IG, Sergio (ci original).


   TDA1515BQ

     

   E a falsificação chega até em componentes mais comuns. Dá para perceber nitidamente na imagem a CI a direita (em close) teve seu invólucro lixado e gravado outro numero por cima. Note também os terminais muito mais finos e frágeis (foto do centro). O CI da esquerda é original porem teve seus terminais cortados, mas observe pela base dos terminais, que são muito mais grossos.

  O TDA1515BQ é usado como amplificador de áudio (12,5+12,5W ou 25Wrms em BTL), e também e utilizado como excelente modulador em pequenos transmissores de AM para radioamador.


   2SC4927

   Transistor de saída horizontal usado em TV e monitores. Note que essa tal de NSC também falsifica transistores de RF, dê uma olhada logo acima no 2SC2166. Como sempre os caracteres impressos quase apagados, e um invólucro com aparência que foi passado em uma lixa. Sem falar dos terminais bem mais finos que dos transistores originais. Contribuição de Adriano Selbach.


   7908

   Essa é tão grosseira (até parece que foi feito na base ta talhadeira e martelo) que merece frente e verso! O 7908 é um regulador de tensão fixo, para 9V, até 1A. Contribuição de Adriano Selbach.


   KIA7217

 

   Cada dia que passa a coisa piora. Agora, KIA7217 falso. Não é muito fácil distinguir o falso de um original, mas com um pouco de atenção dá. O falso como sempre tem o epoxy bastante poroso ou até mesmo arranhado, dando a impressão de recebeu um banho de algum ácido para corroer o epoxy ou foi lixado mesmo. Os terminais também são um bom indicador, observe como os terminais do falso são muito mais finos e frágeis. Como posso garantir que é falso? Bem... foi comprado em uma conhecida e conceituada loja em Campinas, instalei em um radio Cobra 19DX e o defeito continuou o mesmo, sem áudio. Peguei um CI emprestado de um outro radio e funcionou.


   2SC1226

   Mais uma figurinha. Agora é o antigo e difícil 2SC1226, um transistor de RF da década de 1970. A esquerda um original "vintage" novinho em folha e a direita um novo comprado em uma conhecida loja na Rua dos Timbiras (pelos preços altos). Assim que botei o olho no transistor pensei... ai tem. Comprei apenas dois já imaginando que não funcionaria. E... não funcionou como já esperado. O da esquerda quando colocado no lugar, funciona perfeitamente, o falso só esquenta e nada de RF.

 


   IRF520

   A coisa está tão feia que nem FET de R$1,50 estão perdoando. Estes IRF520 comprei em uma loja em Campinas a qual eu já tive algumas discussões por idiotices deles, e não gosto de comprar nela. Ele são tão retrógrados que nem pagamento em cartão aceitam. O duro é que a loja tem movimento, vai entender. Acho que quem conhece as lojinhas de campinas saberá qual é a loja.

  O fato é que não achei o IRF520 onde estou acostumado a comprar, e tive que apelar pra eles. Como a muvuca estava grande na loja, nem tive tempo de conferir o aspecto dos transistores. Comprei 20 deles. Eram pra uma fonte de alimentação chaveada. Ao ligarem, simplesmente explodem!

  Fiz umas marcas na foto abaixo pra entender. Da esquerda para direita. Note que a marca em baixo relevo praticamente SUMIU com a lixada nos dois primeiros. O terceiro tem uma marca brilhante que formava um quadrado ao redor do epoxy, características de transistores samsung. No ultimo percebe-se uma irregularidade na borda mais fosca, que é como o epoxy deveria ser antes de ser lixado.

 

 

Enquete

Como você conheceu o radioamadorismo?

Amigos
Vizinho radioamador
Clube de radioamadores
Revistas
Internet
Não sou radioamador



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Seti@Home

Total Credits:

seti@home

Firefox
Get Firefox!

resolução
1024 x 768
True Color

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

PageRank:

Última atualização do site em: 15/março/2017

Todo o conteúdo é © 2003-2017 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]