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VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

http://www.spacew.com

Clima Mundial
.

http://wattsupwiththat.com

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 tab Vernier de "Pobre"

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   Todo radioamador montador que se preze, já deve ter montado algum VFO ou radio que precise de um vernier para deixar a sintonia mais fácil e agradável. Porem como um vernier de verdade é um pouco difícil de encontrar e em geral custa um pouco caro , muitos apelam para a solução de usar dois capacitores variáveis, um pra sintonia grossa e outro pra sintonia fina (ou potenciômetros, caso seja usado diodos varicap).


Vernier calibrado

   Mas e quando não se quer usar dois controles? O que fazer? A solução é apelar para o vernier de "pobre", a boa e velha polia e cordinha! Tal como fiz no Maritaca.

   Porém uma coisa que também é difícil de encontrar é o eixo para o knob, e principalmente no tamanho correto! Como já passei por esse problema por algumas vezes, depois de muito pensar como um sucateiro praticante, encontrei uma solução pra lá de ótima pra fazer o seu próprio eixo.

   Sabe o que é isso ai abaixo?

   Sim, um LNBF de sucata. O qual já sabemos que tem muuuuuuita coisa interessante na sua placa que podemos reaproveitar. Mas além dos componentes eletrônicos, tem algo bastante interessante, o que marquei ali em vermelho. O conector F. Esse conector até parece que foi feito sob medida pra virar um eixo de sintonia!


Vários conectores retirados de sucatas de LNBF.

   E as porcas? Elas podem sair de 3 lugares. Sucatas de receptores de satélite, pois usam essas porcas para prender o conector do tuner, que por sinal pode servir para o mesmo propósito, mas não testei. Ou de potenciômetros de 23mm antigos ou ainda você pode retirar de emendas para conector F. Elas sempre vem com uma porca. E talvez, até mesmo a própria emenda possa servir para o mesmo propósito, novamente, não testei.

   Com adaptar isso pra virar um eixo de sintonia? Primeiramente, corte a parte do conector que é dobrada para prender o miolo.

   Para isso você pode usar uma micro retifica com um disco de corte, pode ser também uma serra de metal manual ou até mesmo na base da lima, o que importa é retirar a parte que foi amassada na fabricação do conector para prender o miolo isolante.

   Feito o corte, puxe o miolo pra fora com um alicate.

   Beleza! Agora temos uma bucha com rosca. Por sorte, mas muita sorte, o diâmetro interno desse conector é de justamente 1/4" que é o diâmetro de eixo de potenciômetros, chaves, etc., e claro... knobs com fixação por parafuso.

   Só que, do outro lado da bucha, ainda existe uma flange, que impedia do miolo do conector sair pelo outro lado. Então, devemos pegar a broca de 1/4" e eliminar essa flange.

   Passe a broca de 1/4" na extensão toda da bucha acaso o diâmetro do furo seja um pouco menor que 1/4". A barra tem que entrar perfeitamente com um mínimo de folga. Não pode ser muito justo.

   Agora vá até a casa de parafusos/ferragens e compre um pedaço de barra de latão (ou alumínio) lisa, de 1/4". Adianto que o latão é melhor. Alumínio apesar de ser mais macio pra trabalhar, desgasta com facilidade.

   Aproveite e lime a rebarba do corte no conector, passe um escariador (pode ser uma broca maior ou até mesmo um estilete) para tirar a rebarba interna dos dois lados, e... encaixe a barra de latão.

   A barra deverá passar pela bucha sem enroscar, prender, deverá ter uma pequena folga para que possamos depois de tudo pronto, aplicar uma fina camada de uma graxa especial ou mesmo vaselina para lubrificação.

   Agora determine o comprimento necessário para o eixo e corte um pequeno pedaço da barra de 1/4". Precisaremos fazer dois pequenos sulcos na barra para que esta fique fixa dentro da bucha, ou seja: Não escorregue fora da bucha.

   Procure em sua sucata uma mola que seja mais ou menos do diâmetro do eixo e use um fio de aproximadamente 1.5 a 2mm. Ou arrume um arame bem duro. Corte dois pequenos anéis com o diâmetro um pouco menor que o do eixo. Lime a rebarbas do corte nas pontas do arame.

   Existem dois métodos para fazer esses sulcos. Vou fazer um de cada jeito para que você possa entender, faça os dois da maneira que lhe for mais conveniente.

   A primeira consiste em fixar a bucha em uma chapa (pode ser o próprio painel da montagem que está fazendo), coloque uma arruela ou anel de arame no eixo antes de fixar o knob, para ter o espaço para fazer o segundo sulco depois. Encaixe e fixe um knob na parte externa do eixo. Encaixe o knob até o final.


A exemplo, usei uma pequena porca como espaçador.

   Pegue uma serra e encoste no eixo do lado oposto bem rente a bucha. E comece a virar o knob enquanto força a serra. Com isso vamos começar a tirar um pouco de material do eixo. A profundidade do sulco deve ser de pouco menos de 1mm, o suficiente para que um anel encaixe e trave o eixo no sentido axial na bucha.


Não estou girando o knob, pois estou usando a outra mão pra segurar a camera, hehehe.

   O sulco resultante deve ser similar a isso aqui. Não muito profundo e nem muito largo, para que o anel de trava não fique solto dentro do sulco.

   Repita o método para o segundo lado, as já colocando o anel no sulco para servir de limitador, monte novamente na bucha de forma que possa fazer o segundo sulco como explicado acima.

   O segundo método é usando uma furadeira. Determine o quando será necessário do eixo e faça uma marca no eixo com um marcador permanente.

   Prenda o eixo na furadeira de forma que a marca fique bem próximas as pinças do mandril. Ligue a furadeira e encoste levemente a serra no eixo para fazer o pequeno sulco. Vá com muita calma e leveza. Se for usar uma furadeira portátil, dê um jeito de prende-la em uma morsa ou coisa similar para poder trabalhar com as duas mãos.

   Ficou curioso com essa serra minúscula? É uma serra de ourives. Pode ser comprada muito barato em fonituras (lojas que vendem material para ourives e joalheiros), ou até mesmo no mercado livre. É muito prática para fazer cortes finos e delicados.

   Se optou por fazer na furadeira, coloque um dos anéis no sulco feito, encaixe na bucha, marque o novo sulco com o marcador permanente e repita a operação.

   Aproveite que está na furadeira e faça o rebaixo no eixo, onde passará a cordinha. Quanto mais fino o diâmetro, maior será a redução. Use uma lima para fazer o rebaixo.

   Encaixe os anéis de forma que fiquem presos nos sulcos feitos. Se fez as marcações direitinho, praticamente não deve haver folga axial (pra frente e pra trás) no eixo. Se ficou muito justo você pode dar uma limada em uma das faces da bucha para tirar alguns milésimo e ajustar a folga. E ficou com folga não tem o que fazer. Use assim mesmo ou descarte o eixo e faça outro caprichando mais nas medidas.

   Agora antes de montar tudo em definitivo, aplique uma camada de graxa lubrificante no eixo. A melhor graxa que eu já vi pra isso é esta graxa chinesa aqui. É e mesma graxa usada no eixo de potenciômetros, que proporciona aquele giro macio e suave. Se não quiser comprar essa graxa, use vaselina ou graxa de rolamento mesmo. Mas adianto que o resultado não vai ser o mesmo.

   Depois dessa trabalheira toda vamos obter isso:

/

   Alguns podem perguntar, mas porque deixar toda a rosca do outro lado? Existe um bom motivo. Quanto maior a bucha, maior será a estabilidade (ou folga) lateral do eixo. No maritaca, por ter usado uma bucha de um potenciômetro de 23mm, que é bem curta, precisei colocar um contra-ponto no eixo para que ele não balance muito. E com uma bucha longa assim, não é necessário o contra-ponto.

   E instalado no painel de uma montagem:

   Ok... ai você pode se perguntar... E a polia? Bem... a polia  pode ser reaproveitada de sucatas, ou... podemos fazer uma também!

   (explicação da polia vem depois, continua...)

 

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