![]() ![]() |
|
Hoje é: Inicio do Outono
Avalie esta página:
O yaesu FT227 é um radio muito utilizado por diversos radioamadores para receptor ou mesmo driver para repetidora, por ser bastante robusto, e principalmente um equipamento de baixo custo. Porem devido ao seu projeto
(bem antigo por sinal) o mesmo não tem memória e a freqüência do VFO
sempre cai em 147.000MHz ao desligar e ligar a alimentação.
Quanto usado em sistema com bateria, o problema fica parcialmente resolvido. Mas e para uma repetidora alimentada somente por uma fonte conectada a rede elétrica? Se acabar a energia o radio será resetado automaticamente para 147.000MHz. Quanto montei a 145.350, usei o veterano FT227R tanto para o TX quanto para o RX. E este problema nos atordoava, pois mesmo usando uma bateria, as vezes podia faltar energia no morro por longos períodos, e este tempo sem energia era o suficiente para esgotar a pequena bateria de 35A/h. Uma certa vez conversando com o saudoso Joly, PY2BDJ (sk), ele me deu uma dica importante e fundamental. Para pegar o manual do radio e olhar na pagina 36 e ver como era a tabela do PLL para as freqüências. Depois de olhar a tabela e pensar um pouco, bastou concluir que se desligasse o circuito que gera o numero binário para o PLL e colocar jumpers no seu lugar, o radio seria travado na freqüência desejada e não sairia mais.
A técnica é muito simples, o mais chatinho é entender a tabela binária acima. Se tiver dificuldades para se entender com a tabela, minha dica é ligar o radio, colocar a freqüência desejada e medir todos os pinos do conector J305 e anotar a combinação num papel. A partir dai basta desligar o conector do J305 e encaixar um outro conector no lugar e fazer o jumpeamento correto. Um conector muito adequado para este trabalho é o encontrado em flat-cable de disquete, usando em computadores, pois este já tem um sistema de morder o fio que dispensa solda e a necessidade de descascar o fio.
Desmonte um cabo velho de disquete e tire o conector, corte de forma que sobrem apenas 11 terminais no seu comprimento. Retire os pinos de uma das fileiras, deixando apenas uma conforme abaixo.
Solde um pedaço de fio fino no pino 12 do uPD857, no caso da foto abaixo o fio amarelo. Usei um fio de cabo telefônico, desses que passam na rua, qualquer fio bem fino serve. Com um alicate de bico vá encaixando o fio no "v" do conector, conforme na foto abaixo. A combinação neste caso é 000100100001, ou seja onde estiver marcado "1" vai ligado o fio que leva 5V "roubado" do pino 12 do PLL e zero não vai ligado nada, fica em aberto. (lógica binária 0 = 0V e 1 = 5V)
Visto mais do alto, veja que o conector que estava no J305, foi colocado em um lugar que não atrapalha o fechamento do radio, pois no futuro se quiser desfazer a modificação basta dessoldar o fio do pino 12, retirar o conector e encaixar o original de novo. Observe que no J305 irão sobrar 3 pinos que não são usados.
A combinação acima, olhando o radio na posição em que esta, é 00100100001 que corresponde a 147.240MHz. Veja abaixo a foto do radio já travando nesta freqüência.
Veja um exemplo para a freqüência de 146.830 nas fotos abaixo.
A combinação binária neste caso é 11000001110 e abaixo o resultado:
Espero que a informação seja bastante útil a quem for utilizar este radio veterano para algum fim nobre. 73's de PY2BBS, Luciano ©2007 |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
|
||||||||
|
|
Última atualização do site em: 26/fevereiro/2025 Todo o conteúdo é © 2003-2025 por PY2BBS, todos os direitos reservados.Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito. Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores. PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados. |
![]() ![]() ![]() |