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Laminador de PCI feito com sucata.
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Revisão B - © 2016 - Veja nota no final da página (clique aqui). Já estava a tempos ensaiando pra fazer um laminador de PCI como muitos amigos já fizeram, para abandonar completamente o ferro de passar para transferir layout para placas de circuito impresso. O maior problema é que é praticamente impossível de se fazer dois laminadores iguais, pois cada um dispõe de uma sucata diferente, dai o jeito é improvisar com o que se tem a mão. Exemplos de outros laminadores usando sucatas de impressora laser:
Laminador do
Alexandre Souza:
http://www.tabalabs.com.br/eletronica/tts/index.htm Exemplo de laminadores usando plastificadora de documentos modificadas:
Laminador do André:
http://int2float.blogspot.com/2009/10/laminadora-para-pcb.html
O fusor e motor de passo que consegui são estes das fotos abaixo:
Observação importante! O fusor deve ser do tipo que usa lâmpada alógena e tubo de alumínio. Os que usam película e/ou resistência cerâmica para o aquecimento, NÃO SERVE! Procure um fusor que use lâmpada alógena. O motor eu aproveitei de uma velha impressora Emilia PC que já estava toda desmontada. Preste atenção no paquímetro para ter idéia da dimensão do motor de passo. Motores menores podem não ter força pra girar o conjunto todo. Este motor, tem torque de 5,5KGF. Qualquer outro com torque similar ou maior vai servir. O pinhão de plástico foi colado no eixo do motor com araldite 24 horas. Este pinhão eu aproveitei da própria impressora que forneceu o fusor. Sendo assim, quando desmontar a sucata da impressora para retirar o fusor, lembre-se de retirar da impressora, a engrenagem que transfere a tração para o o fusor, pois caso contrário pode ser difícil conseguir uma engrenagem compatível.
Pra empurrar o motor, alguns aproveitam o circuito original da impressora (com o motor e tudo) eu como não tinha já que o resto da sucata da impressora ficou no ferro-velho, resolvi fazer um driver pro motor de passo "na unha" ao invés de complicar... Optei por um circuito simples com um NE555, CD4017, alguns diodos e 4 TIP122. A idéia foi implementar um driver de 1/2 passo de forma mais simples possível, sem recorrer a micro controlador ou artefatos que compliquem a vida. Este circuito usa componentes encontráveis em qualquer lugar, e principalmente custam barato e podem até ser reaproveitados de sucata. O funcionamento do driver já esta explicado na tabela verdade presente no esquema. Alias, driver de motor de passo mais didático que esse não existe, pois ele é construído totalmente com componentes discreto. Apenas muita atenção na hora de identificar as bobinas e ligar nos transistores correspondentes, senão a "coisa" não vira. Para inverter a rotação do motor é simples, basta inverter a seqüência dos fios. Ex.: ABCD passe para DCBA, isso inverte a rotação do motor. Só uma nota, a cor dos fios anotada no esquema, refere-se ao motor Astrosyn 23LMC-004 da Minebea. Poderá ser diferente para qualquer outro motor de passo. Também é necessário dizer que este driver só funcionará do jeito que esta para motores de passo unipolar de 5 ou 6 fios. Ele não serve para motores bipolar, ou seja de 4 fios. Não da para adaptar este circuito para este tipo de motor. Motor bipolar requer um controlador com ponte H, (não sabe o que é isso? Pergunte ao Google) Se você se sentir incomodado com o ruido do motor de passo, pode colocar 4 diodos 1N4007 em paralelo com as bobinas do motor. Para isso, já deixei previsto na nova placa, 5 furos para isso. Basta colocar o anodo dos diodos nos furos marcados como A (entre os TIP122 e o CN1), interligar todos os catodos e liga-los ao furo K.
A tensão de alimentação desse driver é bastante flexível, pode funcionar de 7 a 15V, de forma que fica fácil aproveitar qualquer motor de passo que você tiver a mão em sua sucata. Obviamente, respeite a tensão do motor, use no máximo 1V acima da tensão suportada pelo motor. Ex.: Se o motor for de 6V (como o meu caso) use no máximo 7V. Recomendo usar 1V acima por causa da queda de tensão provocada pelos transistores que é de aproximadamente 0,7V. Uma prévia do funcionamento do driver do motor de passo pode ser vista aqui:
O termostato, procurei algo já pronto e testado pois com o fusor não pode dar bobeira na temperatura, passou de mais ou menos 210 graus, derrete as buchas plásticas e ai já era... vai tudo por água a baixo. A versão 2.0 do controlador do laminador, usando um triac para acionar a lâmpada:
O circuito foi baseado no encontrado neste site: http://www.bowdenshobbycircuits.info/page2.htm#therm.gif O termistor utilizado, foi o original que estava no fusor da impressora. Todo fusor tem um termistor que é utilizado originalmente para esta função. Não confundir com o interruptor bi-metálico de segurança que alguns fusores tem, este ai é somente para proteção no caso de falha do termostato, pra não colocar fogo na impressora. Veja esta dica de como adaptar circuito para o seu termistor.
A plaquinha montada e pronta para ser instalada no laminador. O curioso é ter usado o laminador para fazer sua própria placa eheheh, porque o circuito estava montado no protoboard. Mas se você não tem como montar no protoboard, pode alternativamente fazer a placa usando o ferro de passar roupas.
Dicas sucateiras: O BTA12-600SW e o MOC3052 foi reaproveitado de uma velha placa de controle de portão. O dissipador de calor saiu da sucata de um no-break, juntamente com o LM339. Os TIP122 saíram de uma sucata de impressora matricial. O restante saiu de sucatas diversas. Esquema básico "anta-safe" para ligação do controlador ao fusor:
Laminador 2.0 (29/03/2015): Depois de alguns anos de bons serviços, o antigo laminador deu um probleminha... o fio do termistor arrebentou e eu não percebi, e quando fui usar, liguei e a temperatura subiu até derreter as buchas do rolo fusor e inutilizar completamente o antigo fusor. Então o jeito foi partir para a montagem de um novo laminador, que chamei de versão 2.0 O fusor utilizado agora é de uma Lexmark T632, e aproveitei para fazer uma montagem mais compacta. Veja abaixo como ficou. As chaves de controle foram colocadas no local onde ficava o conector de ligação do fusor a impressora. E também aproveitei para colocar um potenciômetro de 500K no lugar do trimpot de ajuste da velocidade, isso é bastante útil quando se vai laminar em plástico ou policarbonato, para fazer escalas de dial. Ainda falta colocar uma chapinha de alumínio para dar acabamento nas chaves e potenciômetro e instalar os leds indicadores.
Visto de cima. Veja como a montagem ficou muito compacta, a tabua de suporte tem praticamente a largura do fusor, e o comprimento suficiente pra abrigar o fusor e o motor de passo.
Saiu a fonte com transformador e entrou uma fonte chaveada que foi reaproveitada de um velho bebedouro eletrônico. A fonte suporta uns 10A sossegado, e a grande sacada, foi colocar um trimpot no lugar do antigo NTC do bebedouro onde pude abaixar a tensão da fonte para 6,7V pois o motor de passo utilizado é de 6V. E essa fonte ainda teve uma vantagem, tinha o tamanho exato pra caber dentro do chassi do fusor da Lexmark T632. Também aproveitei e coloquei uma tomada NEMA para usar um cabo de força de PC, ao invés do cabo de força fixo. A placa de controle da temperatura e driver do motor de passo é a mesma do antigo laminador. A parte das placas que ficaram praticamente debaixo do rolo fusor, foram fixadas com postes plásticos de encaixe, aqueles usados em placas de PC e na frente buchas de latão com rosca de 3mm e parafusos, pra nada ficar solto e balançando.
E para proteger a fonte e a placa controladora, já que a placa sai depois de laminada em cima da placa da fonte e controladora, instalei uma tampinha de alumínio que fecha tudo.
Este fusor por tem uma lâmpada com o dobro da potencia do anterior (400W contra 875W) aquece muito mais rápido, e tem estabilidade térmica maior, pelo fato do rolo fusor ter uma parede bem grossa. O velho termostato a base de relé não agüentou o tranco com a lâmpada nova de 875W, resultado? Os contados do relé foram destruídos e colaram, quase que perdi este fusor.
Então resolvi fazer um novo termostato, usando triac no lugar do relé. Veja o artigo atualizado acima. Os arquivos abaixo já foram atualizados para a nova versão do controlador do laminador, usando triac no lugar do relé. O bom deste upgrade é que você se livra do "plec, plec" do relé. Tem gente que não gostava disso. eheh. Downloads:
Esquema
controlador, lista de peças, esquema de ligação © 2008, 2016 by PY2BBS |
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