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Isso aqui não iria nem virar um artigo, mas me
convenceram a fazer (obrigado, Alexandre PU2SEX). Precisava de um de 100 + 100uF x 400V. Tenho estes dois de 100uF x 450V que saíram de alguma sucata e serviram de modelo. A idéia começou em como fazer a bucha de fixação. No original é feita de baquelite, e precisava de algo que desse pra colocar os dois terminais. A solução veio de um niple de 1/2 polegada. A porca de fixação saiu de uma bucha adaptadora de 1/2 para 3/4. De inicio pensei em usar esse capacitor
amarelo, mas como não consegui encontrar capacitores de 100uF x 400V com
caneca fina o suficiente, precisei mudar a abordagem.
Com os dois capacitores de 100uF x 400V na mão, procurei
uma outra carcaça que coubessem um em cima do outro. Esse capacitor
Siemens (morto)
O jeito de abrir um capacitor desse tipo, é ir com um pequena chave de fenda, desdobrando o alumínio e depois com um alicate ir deixando ele o mais reto possível. Pra arrancar a borracha e o miolo de dentro da carcaça, usei um parafuso de rosca soberba preso no selo de borracha, prendi na morsa e puxei com força. Não tem problema de fazer um furo no centro do selo de borracha, pois ali já tinha o furo original da válvula de segurança. Alem disso, vai ser preciso abrir um buraco bem maior ali pra colocar a bucha de fixação.
Cuidado pra não se cortar com as tiras de alumínio e muito
cuidado com a pasta e/ou liquido que tem dentro do capacitor. É produto bastante corrosivo.
O miolo do capacitor pode ir pro lixo. Guarde o selo de borracha que vai ser reutilizado. Lave muito bem a carcaça e remova tudo que tem dentro dela. Esse que utilizei tinha betume para segurar o miolo dentro. Removi quebrando e raspando o betume com uma pequena chave de fenda. O niple foi cortado de forma que sobrou apenas 1mm da parte sextavada, para poder apoiar dentro da borracha. O furo da borracha foi aberto usando uma broca escalonada. O furo deve ser feito o mais justo possível, sem folgas. Cole o pedaço do niple que virou a bucha de fixação com cola a base de cianoacrilato.
O niple foi embuchado com um bloco de Celeron, pra ser o
isolador do terminais. Usei Celeron por ser um bom isolante elétrico. A
grande vantagem de utilizar o Celeron é que na hora de soldar os
terminais não vai haver problemas com o calor derreter caso fosse
plástico por exemplo. Uma saída pode ser colar vários pedados de placa de fenolite ou fibra de vidro sem o cobre, até obter a espessura desejada. Utilizei os terminais utilizados para aterramento em chassi, modelo 19/7 da Estanpex.
Fiz dois furos de 1/8" no bloco de Celeron utilizando uma furadeira de bancada. Para prender usei rebite pop. Tive que dar uma diminuída no diâmetro externo do terminal para que não ficasse muito próximo e possivelmente causasse curto-circuito entre os dois capacitores.
Na parte interna não deu pra utilizar os terminais 19/7 porque o furo deles é maior que 1/8" Iria ficar muito folgado. e não fixaria bem. Optei por usar pequenas tiras de folha de latão, com furos bem justos. Como os rebites ficaram no limite, achei melhor remover o pino que é usado pra puxar o rebite, bastou apenas bater de leve que o pino saiu inteiro.
A montagem não tem segredo, soldei o negativos dos dois
capacitores juntos e em uma pequena tira de latão que prensei na borda
da carcaça e o selo de borracha. O positivo de cada um dos capacitores foi
soldado nos pinos da bucha isoladora. Não aparece ai na foto, mas cortei
um pequeno disco de papel cartão e coloquei entre o topo do capacitor
interno e a bucha, pra garantir que os terminais de latão não encostem
na carcaça do capacitor interno.
No topo da caneca fiz um pequeno furo no centro e colei por
dentro um pedacinho de borracha para imitar a válvula de segurança
original.
Não iria ter graça se não fizesse uma legenda pra
transferir para o corpo do capacitor. Refiz o logo da Tesla e o restante do
texto. Porem na ultima linha que parece ser o modelo do capacitor e o
código de data de fabricação, resolvi largar um rastro para a
posteridade. Com dizia meu finado amigo Cleuse: Onde o burro passa, larga o rastro.
Bastou imprimir a legenda em uma impressora laser e em espelho. A transferência foi feita pelo processo de transferência de toner, usando uma estopa embebida em Thinner. Aplica-se firmemente o papel sobre a superfície limpa e passe a estopa embebida de thinner até umedecer o papel.
Nesse ponto pressione firmemente o papel com os dedos, até
que boa parte do thinner evapore. Quando estiver quase seco, remova o
papel. Se tudo deu certo o resultado será igual o abaixo.
Para melhorar o aspecto visual, pintei a porca de preto
fosco e a bucha isoladora de marrom. Color by Technicolor!
Olhando assim, dá pra dizer que é um capacitor "falso"?
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