Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

DX Info Centre
By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

https://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

https://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

https://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

https://impc.dlr.de

D-Rap

.

https://www.swpc.noaa.gov/productsvd-region-absorption-predictions-d-rap

Clima Mundial
.

https://wattsupwiththat.com

Novo País

.

South Sudan

Last Visited January 8, 2025

Últimos 20 visitantes:

Flag Counter

  Hoje é: Dia da Educação | Dia da Sogra

 tab Fonte de bancada simples

Avalie esta página:
 


   Esta pequena fonte de alimentação tem uma história bem curiosa. Montei esta fonte por volta de 1992 quando ainda fazia 3º ano do curso técnico em eletrônica aqui na escola Prof. Hugo Sarmento em minha cidade (São João da Boa Vista,  SP)

   Lembro-me que montei usando o esquema que foi publicado em uma revista saber eletrônica, acredito que eram daquelas de capa azul, as edições "fora de série" com projetos dos leitores. O fato é que o circuito apesar de suas limitações me atendeu relativamente bem na época.

   Porem essa fonte acabou jogada em algum canto em casa e em alguma das reformas que fizemos por lá, a caixa em que ela estava acabou indo parar no "sotão de pobre" e ficou esquecia por lá até janeiro de 2013, quando resolvi fazer uma catada nas velharias que estavam lá. E eis que aparece a fontezinha.

   A grande limitação do circuito era não conseguir abaixar a tensão para menos do que 1.5V o que me incomoda um pouco nos dias de hoje, sendo que o normal de uma fonte de bancada é variar de zero ao um valor máximo. Nesta fonte por causa do transformador é por volta dos 17V.

   Então resolvi refazer essa fonte. Dai resolvi definir algumas metas para o novo circuito que seriam:

   Variar a tensão de 0 a 17V
   Ter regulador em malha fechada
   Ter proteção de sobre-corrente
   Usar no máximo 5 transistores
   Não usar CI's de espécie alguma, ser 100% transistores
   Continuar usando ponte de terminais para a montagem

   Cheguei a encontrar alguns circuitos na internet mas nenhum deles agradou, ora por não permitir o ajuste a partir de zero, ou por não ter a malha fechada ou ainda por não ter proteção de sobre-corrente. Até achei outros circuitos muito bem elaborados, mas foram descartados por usar mais de 5 transistores ou ter CI's.

   Então... resolvi recorrer a ajuda dos amigos da PICLISTBR. Foi então que o Wagner Lip. desenhou e sugeriu o circuito abaixo:

   O circuito em si é bastante simples e acredito que dispensa demais comentários. O transformador de 20Vac @ 3A foi reaproveitado de uma sucata de uma tv philips preto e branco, transistorizada.

   Alias, este circuito não poderá ser usado com um transformador maior do que 4A, pois acima disso o 2N3055 não vai agüentar quando houver um curto na saída, mesmo tendo a limitação.

   O uso de ponte de terminais é bastante prático para a montagem, deixa o circuito bem compacto o que é bom e se adapta bem ao espaço disponível na velha caixinha.


Visão geral, ainda sem o voltímetro.

 


Close do circuito.

   O potenciômetro para ajuste de tensão e corrente, usei um potenciômetro duplo, de dois eixos. Assim o ajuste de corrente ficou no knob inferior e o ajuste de tensão no superior. Este potenciômetro era de uma sucata de tape-deck (ajustava o nível de gravação) era de 2x 50KA, porem eu o desmontei e troquei as pistas por uma de 10KB e outra de 2KB, sendo os valores necessários para a fonte.

   Duas coisas que a fonte nunca teve e resolvi colocar:

   Bornes banana.
   Voltimetro.

   O voltímetro por ser analógico, não tem grande precisão, sendo mesmo só para ter uma noção da tensão ajustada na saída. Quando necessário maior precisão, é melhor recorrer ao multímetro digital.

   Veja o resultado final:
 

   Detalhe do voltímetro:

   A caixa está um pouco ralada e judiada, mas preferi manter a caixinha original pelas lembranças que ela me trazem do curso técnico.

© 2013 by PY2BBS

Enquete

Você é a favor da extinção da exigência do exame de CW para o licenciamento da classe A e B?

Sim
Não



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Firefox
Get Firefox!

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

3702083

PageRank:

Última atualização do site em: 24/abril/2025

Todo o conteúdo é © 2003-2025 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]