Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

DX Info Centre
By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

https://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

https://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

https://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

https://impc.dlr.de

D-Rap

.

https://www.swpc.noaa.gov/productsvd-region-absorption-predictions-d-rap

Clima Mundial
.

https://wattsupwiththat.com

Novo País

.

South Sudan

Last Visited January 8, 2025

Últimos 20 visitantes:

Flag Counter

  Hoje é: Inicio do Outono

 tab Frequencímetro Linear FL1000

Avalie esta página:
 


   Tudo começou no dia que Rodrigo digitalizou e postou em um grupo de eletrônica o manual deste frequencímetro, que ia pra reciclagem quando a Hitachi/Linear mudou de prédio e muita coisa antiga da biblioteca deles acabou sendo descartada. Na época olhei, achei bonitinho e dei uma olhada no esquema e nada fez sentido, com componentes que sequer existiam datasheet. O assunto acabou esquecido até uma oportunidade de uma viagem a Santa Rita do Sapucaí - MG em Fevereiro de 2023 e aproveitei para visitar o Rodrigo. Na ocasião ele me presenteou com o manual original deste frequencímetro.


Rodrigo e eu (Fevereiro de 2023)

   Eu tinha ido a Santa Rita fazer companhia pro João Francisco que precisava fazer algumas coisas por lá, e uma delas era uma visita ao João Mendes. Nisso mostrei o manual pro João Mendes e perguntei se ele tinha idéia do que poderia ser os números doidos na lista de material. Ele pegou o esquema, olhou, olhou, coçou a cabeça e falou:

   - Esses números deviam ser as placas dos carros deles.
   - Acho que tenho um frequencímetro desse aqui.

   Chamou a gente pra dentro da oficina, procurou o frequencímetro e falou, quer saber o que são estes cis? Vamos abrir e olhar. Aberto, veio a surpresa, faltavam três dos CI's, restavam dois mas raspados. Me falou, fotografa, pode anotar o que você quiser. Fiz as fotos, anotei umas poucas coisas e enquanto ele fechava o frequencímetro falou:

  - Quer saber de uma coisa? Vou te dar ele, pode levar, divirta-se!


Eu, João Mendes e João Francisco (Fevereiro de 2023)

  E assim o que começou com um simples manual digitalizado em um grupo de discussão, virou uma engenharia reversa para descobrir e documentar o que esse frequencímetro usava. Essa foi a foto que fiz lá na bancada do João Mendes. Como se pode ver, estavam faltando três CI's. Os dois que restavam estavam lixados.

   As próximas semanas foram gastas "enchendo o saco" de muitos amigos, queimando a cabeça e baixando muitos manuais e databook de época pra conseguir alguma informação. Muita coisa eu baixei do bitsavers.

   Algumas coisas eu descobri facilmente por já conhecer o frequencímetro Radionave R8500C, como são mais ou menos da mesma época, certamente usaram componentes disponíveis facilmente a época. A bizarra lista de peças no manual do FL1000 é esta:

   A única coisa verdadeira ai é o regulador 7805! O restante, tente procurar datasheet.

   A primeira coisa a descobrir foi o CI-9 que é o coração de tudo. Tudo indicava que devia ser um CI de frequencímentro da Intersil, coisa bem comum na década de 1980. Depois de alguma pesquisa, tudo indicava que era o ICM7216DIPI. Ai conversando com meu amigo Fernando, ele tem um frequencímentro Entelbras ITB-500 que usa o mesmo CI.

   Pedi a ele que trouxesse o Entelbras aqui, ai comparei o circuito e era totalmente compatível. Para nossa sorte, o ICM7216DIPI era soquetado. Ai resolvemos arriscar e colocar no FL1000. Funcionou!

   Ai está o FL1000 lendo um bloco oscilador OCXO de 10MHz, sendo injetado diretamente no pino 28 do ICM7216DIPI. Ai resolvemos comprar o ICM7216DIPI na china (AliExpress), mas restava a dúvida se o CI seria "quente" ou falsificado. Nisso olhando as avaliações no anuncio do CI, eis que topo com essa avaliação de um usuário que comprou duas peças do ICM7216DIPI.

   Meus kudos para o cidadão ai, que teve coragem pra montar o circuito de teste descrito no datasheet em um protoboard! Como na foto e descrição (tente não rir da tradução para português feita pelo AliExpress!) o cara mostrou que funcionou, arriscamos comprar e deu tudo certo, chegou os CI's, eram claramente já usados, mas testamos os dois e funcionou. Ficou um pra mim e o Fernando ficou com o outro pra ele ter um de reserva para ao Entelbras dele.

   Deixa postar os esquemas pra ficar mais fácil de você leitor acompanhar. Não se preocupe, no final da página tem pra download todos os arquivos datasheet e manual todos em PDF em alta resolução.

   O próximo da lista foi o CI-8, olhando o esquema já deu pra ver que é o velho conhecido MC10116 que é utilizado em vários frequencímetros de época. Por sorte achei facilmente aqui no brasil mesmo e comprei.

   O próximo a ser descoberto foi o CI-7. Pela característica do circuito e os pinos 14 ligado no +5V e o 7 no GND tudo indicava que era um SN74xx. Olhando o esquema de frequencímentros similares da época, eis que estava a dica no esquema de um Topward TCF-1214, conferindo a pinagem do esquema dele com o do FL1000, só poderia ser o SN74S196, bateu em 100%. Um a menos.

   De novo, foi sorte de achar facilmente aqui no Brasil pra comprar.

   Com isso a entrada de 90MHz já funcionava. Então restava descobrir como era a entrada de 1GHz. Olhando o circuito havia uma certeza (por causa do que era disponível na época) que o prescaler era ECL, a tensão de alimentação (6,8V) deixa isso bem claro.

   Porem essa parte deu um certo trabalho, pois eram os únicos dois CI's que restavam no frequencímetro e raspados, mal raspados por sinal. O CI-3 com alguma técnica deu pra ver que alguém soldou ali um LM1458, nada a ver que com o que tinha que estar ali, e o CI-4 só dava pra ver ??52BE. Consultando informações de prescaler ou buffers, não havia nada com este final de código. Mas aquele final BE já estava dando a dica. Outra coisa, era um CI com marcação a laser, e mande in china. Isso não existia em 1987! O que indicava novamente que era um CI que alguém colocou ali recentemente.

   Nisso resolvo tirar os CI's e já desconfiado do que poderia ser o CI, passo o CI-4 no Wellom, que testa TTL e CMOS e confirmo a suspeita, era um CD4052BE! Pelo visto alguém resolveu fazer uma sacanagem nesse frequencímetro. Retirou os raros prescaler e colocou qualquer coisa só pra "tapar o buraco".

   Nisso começo a fazer dowload desenfreadamente de databook da Motorola no bitsavers e consultar o que se usava naquela época. Depois de muita pesquisa e comparando pinagem, os suspeitos para o CI-4 eram esses, o MC12009 ou MC12013:

   Com mais alguma pesquisa árdua, apareceu o suspeito do CI-3, pela pinagem e por ser ECL, o único que encaixava era o MC1697! Depois de algumas contas, levando-se em conta que o CI-7 era o SN74S196 que pode dividir por 2 no primeiro bloco e por 5 no segundo bloco, tudo passou a fazer mais sentido.

   Analisando o circuito, concluí-se que quando usando a entrada A de 90MHz, usa-se as duas sessões do SN74S196 para dividir os 90MHz por 2 no primeiro bloco do SN74S196 e os 90MHz viram 45MHz e depois por 5 no segundo bloco e obter 9MHz na entrada do ICM7216DIPI, chaveados pela chave CH-3. Lembrado que o limite de medição do ICM7216DIPI é de 10MHz.

   Quando medindo 1GHz pela entrada B então precisa-se que chegue ao SN74S196 (na verdade, metade dele) uma freqüência de 50MHz, para que ele divida por 5 no segundo bloco e seja entregue no máximo 10MHz para o ICM7216DIPI!

    Então se CI-3 é o MC1697, que divide por 4, então 1GHz viram 250MHz. Dai pra esses 250MHz "virarem" 50MHz, precisa dividir por 5. Então o CI-4 só poderia ser o MC12009 que divide por 5! Ai são entregues 50MHz para metade do SN74S196, que divide novamente por 5, e finalmente chega 10MHz ao ICM7216DIPI!!!

   Então resolvi comprar o MC12009. Só achei no Ebay, o preço estava legal, comprei e levou 2 meses pra chegar aqui, veio República Tcheca! E claro, teve o "imposto do amor" e a "taxa de seqüestro/resgate" dos correios.

      Já o MC1697 foi realmente um problema de encontrar pra comprar. Passei praticamente um ano procurando ele no Ebay e no AliExpress. Só achava um único vendedor no Ebay, porem o frete para o Brasil era impraticável, sem falar que o Ebay não ter aderido a palhaçada que a DESGRAÇA do PT fez do Remessa Conforme, onde você paga o imposto direto na compra. Mas quem tem amigos não passa aperto. Conversando com o André que se mudou pros EUA, pedi a ele se poderia comprar o CI pra mim e traze-lo para o Brasil assim que ele fizesse uma viagem pra cá. E assim foi feito.

   Conclusão, isso tudo levou cerca de uma semana de pesquisas e matei todos os CI's usados no FL1000 na base da engenharia reversa. Porem eu já tinha envolvido mais um amigo (O Billon, PU2UBZ) nessa brincadeira, e por uma feliz coincidência do destino, ele conhecia uma outra pessoa (amigo dele) que trabalhou na Linear nessa época e poderia ter alguma pista. Passado mais umas duas semanas, chega a resposta. Ele trabalhou diretamente no projeto do frequencímetro, mas não se lembrava quais poderiam ser os CI's, mas ele repassou uma coisa que foi de grande valia, um tabela de "equivalência" da Linear/Mantena que "traduzia" esses códigos malucos para os reais! Ai vi que acertei tudinho!

   Além disso ele contou um pouco da história e o porque a Linear fez essa baderna de trocar os códigos dos CI's. Acredite, eles raspavam o código do CI e tinham inclusive uma oficina para recarimbar na base do silkscreen os números novos. Mas qual o motivo disso? Segundo foi me repassado, na época a idéia não era deixar a manutenção apenas na mão da Linear/Mantena, mas sim evitar que outra empresa ou pessoa copiasse o projeto. Já que muitos diziam que eles não projetavam nada e sim copiavam de outra empresa. Quer ver? Veja essa foto, é de um transmissor de TV UHF fabricado pela Linear na mesma época.


Essa foto é de um transmissor de TV UHF da Linear. Não tem nada a ver com o frequencímetro FL1000

   Olhe o código de todos os CI's. Nada disso existe. O tal MC143801 na verdade é o MC145106!

   O motivo dessa história? O pomo da discórdia era o wattímetro da Linear que era uma cópia do Bird 43, nele fizeram tudo por lá, até mesmo a linha captadora, mas a pastilha a Linear importava a original da Bird e trocava o selo de alumínio, por uma com as informações da Linear. E por causa disso diziam que a Linear "só copiava e não fazia nada"

   Porem a pessoa envolvida no projeto do frequencímetro, disse que esse eles realmente projetaram lá dentro do zero. Inclusive ele foi o responsável por testar o circuito do FL1000, fez a PCI, a caixa, praticamente tudo.


O wattímetro fabricado pela Linear

   Voltando ao FL1000, havia mais um problema que me consumiu bastante tempo. Ele apresentava um defeito em que aleatoriamente acendiam os dígitos 8 e 9 indicando "10" do nada e com um brilho mais intenso. E algumas vezes, o dígito 1 também apresentava um brilho mais intenso. Inicialmente pensei que era alguma trilha ou via de passagem com mal contato ou interrompida. Depois de muito ressoldar a placa e checar continuidade e sem solução, sem querer observei que o defeito só aparecia quando pressionava a placa na parte frontal, mas não aparecia quando puxava ela pra cima.

   O problema eram as pontas dos parafusos que prendem os pés de borracha e o suporte de inclinação, que são um pouco mais compridos do que realmente precisa, e encostavam nas trilhas da placa! A solução foi recortar um papel cartão no formato da placa, fazer os furos dos 4 postes de fixação e colocar debaixo da placa como é feito em muitos aparelhos antigos.

   Mais uma coisa que ouvi das histórias contadas pela pessoa, que a linha de montagem da Linear era meio bagunçada, se acabava a caixinha de parafusos M3x5 os "peões" não pensavam duas vezes e pegava M3x10 e mandava ver. Pode ser isso o problema dos parafusos um pouco mais comprido do que precisa.

   O FL1000 também tem um problema crônico que esquentar muito os dois reguladores de tensão. Um deles, até existe um furo no gabinete de alumínio para prender o CI. Não sei se ele era preso ali originalmente ou não, mas achei melhor fixar ali e usar o gabinete como radiador de calor. O segundo regulador que alimenta os prescaler, instalei um pequeno radiador de calor.

   De fato o projeto do FL1000 tem umas coisas interessantes que não vi em vários frequencímetros feitos com o ICM7216DIPI. Eles fizeram uma modificação que em vez de ter 8 dígitos, conseguiram 9 dígitos para poder medir até 1GHz!

   Mas o fato de recarimbar CI é um tiro no pé. O motivo? Do mesmo jeito que consegui com muita vontade descobrir tudo na base da engenharia reversa, também como foi falado na conversa com a pessoa que trabalhou lá naquela época, que bandido é bandido, se alguém na época quisesse copiar, se infiltrava na empresa e roubava a informação. Ou seja, trocar os códigos dos CI's só ferra o pobre técnico que precisasse fazer alguma manutenção, que tinha que cair na mão deles. Imagina isso na época que ainda era só a Linear/Mantena. Hoje a empresa ainda existe, mas foi comprada pela Hitachi e essa parte antiga da Linear nem existe mais. Então quem tem uma bomba dessa época e precisar dar manutenção hoje, sem a lista de "equivalência" se lasca bonito!

  Downloads

 

 
 

©2024 by PY2BBS

Enquete

Você é a favor da extinção da exigência do exame de CW para o licenciamento da classe A e B?

Sim
Não



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Firefox
Get Firefox!

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

3663865

PageRank:

Última atualização do site em: 26/fevereiro/2025

Todo o conteúdo é © 2003-2025 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]