Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

DX Info Centre
By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

https://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

https://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

https://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

https://impc.dlr.de

D-Rap

.

https://www.swpc.noaa.gov/productsvd-region-absorption-predictions-d-rap

Clima Mundial
.

https://wattsupwiththat.com

Novo País

.

South Sudan

Last Visited January 8, 2025

Últimos 20 visitantes:

Flag Counter


 tab HICKOK 800 - Upgrade para Rimlock, Novar/Magnoval e Compactron.

Avalie esta página:
 


   Esse testador de válvulas tem uma história muito interessante, ele foi comprando todo desmontado em uma feira de rádio amador pelo Yvo Muniz e o Adinei, PY2ADN o comprou do Yvo por um preço extremamente simbólico até para não deixar a impressão que era algo sem valor, sendo dado de graça. Nessa época estava pensando em construir um pequeno testador de válvulas, bem simples, um circuito altamente inspirado no testador da Accurate Instruments, Model 257.

   O Accurate 257 é um testador muito simples, que mede apenas a emissão da válvula, não fazendo um teste profundo. Já o Hickok 800 testa a válvula pela transcondutância, ou seja é um teste mais completo e preciso. Inclusive com o teste de transcondutância é possível selecionar par casado de válvulas!

   Quando comentei com o Adinei que estava pensando em montar um testador, e se me lembro era pra perguntar se ele tinha alguns dos soquetes mais antigos pra me arrumar. Ele me disse pra esquecer essa idéia de fazer um testador que avalia somente a emissão, e também me lembro que ele me perguntou porque estava querendo fazer aquela "porcaria" e disse porque eu não tinha nenhum testador de válvulas. Ai ele sorrateiramente me disse, então você já tem um. Fiquei com uma baita interrogação na cabeça. Ai ele me disse, você acaba de ganhar um, e me presenteou com este Hickok 800 que estava praticante em forma de kit D.I.Y. A história que sei, é que o antigo proprietário começou a restaurar o testador e acabou por desmonta-lo quase que totalmente.

   No desmonte foram cortados os chicotes, mas felizmente a pessoa deixou pequena pontas de fio, para que na hora do remonte ficasse fácil saber o que ia aonde. Me lembro que remontei o testador em um final de semana, e ele já me prestou excelente serviço. Um presente que recebi com muito carinho e coloquei de volta a vida.

   O provador de válvulas Hickok 800, fabricado por volta do final da década de 1950 testa os soquetes UX4, UX5, UX6, UX7, Locktal, Octal, 7 pinos miniatura e 9 pinos miniatura. Ele testa praticamente todas válvulas mais comuns, ficando 3 tipos de fora. Tem até mais, mas são soquetes que não me interessam, e se precisar no futuro é possível fazer adaptadores. O soquete mais antigo dos que vou instalar é o Rimlock e dois mais modernos, o Novar e Compactron. As mais clássicas dessa ultima base são a 6JB6A, 6JS6C, 6KD6 e PL509, que são meu principal interesse.

   Existiu um dispendioso e caro adaptador que permite testar este tipo de válvulas, o adaptador CA-4. Dispendioso porque é uma caixa enorme com 8 chaves rotativas e cinco novos soquetes. Novar, Compactron, Nuvistor de 5 e 7 pinos e o esquisitão 10 pinos miniatura. Alem de muito caro é bastante raro hoje em dia.


Reprodução, Ebay.

   Basicamente como funciona um testador de válvulas? É um conjunto de chaves rotativas ligadas com os contatos todos em paralelo e os terminal comum de cada chave entra um sinal especifico, placa, grades, catodo, filamento. Dessa forma você pode rotear qualquer sinal para qualquer pino. Então você precisa de uma chave com o numero de posições maior que a quantidade de pinos do soquete. Se o soquete que tem maior quantidade de pinos for o miniatura de 9 pinos, você precisa de chaves de 10 posições.

   De inicio até pensei em fazer uma versão reduzida do CA-4. Mas as chaves de 15 vias que ele usa são praticamente impossíveis de encontrar, só encontrei chaves de 12 vias. Alem de que chave rotativa de boa qualidade hoje em dia é difícil e cara! Então a solução mais econômica é acrescentar os novos soquetes no próprio testador. Tem a vantagem de ficar fixo e não um adaptador pra ficar espalhado pela bancada. Adaptadores tem a terrível mania de desaparecer misteriosamente.

   Conseguir os soquetes para o upgrade não foi muito difícil, principalmente com a ajuda dos amigos. O Rimlock quem me arrumou foi o Bilon, PU2UBZ. O Compactron e Norvar eu tinha aqui no estoque. Alias uma coisa que não sabia, apesar de terem o mesmo tamanho, existe uma sutil diferença entre os soquetes Novar e Magnoval! Vou analisar isso mais adiante.

   O passo inicial foi escolher o local de instalação dos novos soquetes. Olhei como eram outros testadores da Hickok que testam Compactron e Novar, e acabei encontrando uma disposição que coube tudo sem maiores dificuldades. Fiz a marcação dos furos com um compasso e fiz a abertura com limas rotativas de metal duro em uma micro retifica Dremel. Não havia a menor possibilidade do uso de limas manuais ou broca escalonada, pois passam muitos fios e componentes próximos ao local dos novos furos, seria um desastre.

   Foi preciso realocar o local do furo do cabo de força, e eliminar uma das patilhas que segura o transformador de força. O cabo de força foi parar no mesmo local que está no Hickok 800A (que testa compactron). Três pontos de fixação do transformador são mais do que suficientes, um a menos não vai causar qualquer problema.

   Debulhando o manual do adaptador CA-4 para pegar a tabela das chaves e entender como era a ligação das chaves e soquetes, observei um fato interessante. o CA-4 tem 8 chaves, enquanto o Hickok 800 tem apenas 7. O CA-4 foi feito pra usar com vários testadores da Hickok, e algum deles tem seleção pra Grade A e Grade B. O Hickok 800 só tem uma e então usa somente a chave Grid A do CA-4, a Grid B é inútil neste caso específico.

   No caso do soquete Compactron por ter 12 pinos, a principio é impossível de testar diretamente no Hickok 800 por um simples motivo, falta vias nas chaves seletoras. Como você precisa do numero de pinos da válvula + 1 pra poder testar, então seria preciso uma chave de (no mínimo) 13 vias, mas o Hickok 800 usa chave de 12 vias.

   Pensando bastante, encontrei um "pulo do gato". Se observar pinagem base das compactron pode-se observar que o filamento SEMPRE está presente nos pinos 1 e 12!


   Um outro "pulo do gato" é que como o Hickok 800 testa no máximo válvulas de 9 pinos então apenas 10 vias da chave foram utilizada, sobrando 2 vias sem conexão! O Hickok 800 não usa as posições L M e N O das chaves de filamento e as X Y das demais chaves.

   Então o método que bolei para conseguir o teste de compactron no Hickok 800 consiste em; Ligar diretamente os pinos 1 e 12 ao ponto comum das chaves de filamento A e B. Dessa forma o filamento fica permanentemente conectado aos pinos 1 e 12 e a chave de seleção de tensão de filamento continua funcionando. Então de 12 pinos sobram 10 para possíveis elementos.

   Na foto abaixo, observe os fios vermelho e marrom indicados, eles foram adicionados ao contato comum das chaves de filamento e direcionados até o pinos 1 e 12 do soquete compactron.

   Como temos a fiação para 9 vias pronta e 2 vias sobrando nas chaves, basta fazer a fiação conforme a já existente, utilizando os contatos L, N e X das chaves e criamos a linha 10. Nas fotos abaixo veja os pontos de conexão que sobram das chaves seletoras e a nova linha criada, o fio branco com listra laranja. Esse fio foi ligado exatamente como os outros já existentes nas chaves. Mesma seqüência.

   Esse fio branco e laranja que acrescentei, forma a linha 10 que faltava.  A nova linha 10, vai ligada ao pino 11 do soquete compactron. Não esquecer de colocar uma conta de ferrite em todos os fios, como já existe nos demais soquetes. O motivo é evitar que algumas válvulas entrem em auto-oscilação.

   Então no soquete Compactron ficaram livres os pinos 2 a 11 para ligar na linhas das chaves seletoras. Observe o fio vermelho no pino 1 e o marrom no pino 12, são os que vieram da chave de filamento. Os demais fios vieram do soquete miniatura de 9 pinos. Ele é um dos que tem os pinos ligados na seqüência correta das chaves do painel, sendo pino 1 na via 1, pino 2 na via 2, pino 3 na via 3, e assim até a via 9.

   No soquete Compactron a linha 1 vai ao pino 2 e assim sucessivamente até a linha 10 ao pino 11. Utilizei o mesmo padrão de cores de resistores. Marrom = 1, Vermelho = 2, Laranja = 3 e assim por diante. Facilita bastante na hora de conectar, afinal a fiação do próprio hickok faz algo nesse sentido. Novamente observe as contas de ferrite. A conexão das linhas no soquete Compactron ficam adiantas, deslocadas em um pino. Mais adiante vou analisar e explicar a conseqüência disso.

   A ligação do soquete Novar foi feita em 1:1 com o soquete 9 pinos miniatura, ou seja linha 1 com o pino 1 (marrom), e assim por diante até a linha 9 com o pino 9 (branco). Novamente uso de cores padronizadas para os fios facilitam a ligação. Fiz exatamente como a Hickok fez, puxei a ligação a partir do soquete mais próximo, no caso foi o Compactron que acabei de instalar. Atenção que no compactron o marrom das chaves seletoras está no pino 2! Está tudo deslocado um pino adiante.

   Com disse anteriormente acima, existe uma sutil diferença entre soquete Novar e Magnoval. Então vou medir o pinos, as válvulas com base Novar tem o diâmetro de 1,1mm. Essa ai é uma 6JB6.

   Já as Magnoval o pino tem o diâmetro de 1,26mm. Essa é uma PL509. Então a diferença é 0,25mm. Então concluindo, uma 6JB6 num soquete Magnoval fica com folga e não prende os pinos. Porem se pegar uma Magnoval e tentar colocar num soquete Novar, vai alargar os pinos do soquete e estraga o soquete,não encaixando mais direito as Novar. Então muita atenção com isso, quase que descobri isso da pior forma, quase tentei encaixar uma PL509 no soquete Novar.

   No fim eu que não queria soquetes adaptadores, pois é uma tralha a mais pra ficar espalhada por ai, mas vou ter que fazer uma adaptador de Magnoval para encaixar em Novar. O pior é que, já existiu esse adaptador, pois o adaptador CA-4 usa um soquete Novar! Esse adaptador é o SA-8 (1050-168). Esse adaptador sequer achei uma foto. Abaixo veja um soquete Novar ao lado de um Magnoval.

   Para válvulas Rimlock existiu o adaptador SA-5 (1050-129). Outra peça rara, mas não seria impossível de reproduzir.


© Jose Maria Maseda

   Como decidi instalar o soquete Rimlock diretamente no painel, a ligação deste foi feita em 1:1 com o soquete Octal. Para facilitar e diminuir o comprimento de fios, fui pegando os sinais a partir dos soquetes mais próximo. Porém observe que o soquete Octal tem pinos trocados em relação as linhas. A tabela para o soquete Octal é essa:
 

Pino 1 Linha 2
Pino 2 Linha 1
Pino 3 Linha 3
Pino 4 Linha 4
Pino 5 Linha 5
Pino 5 Linha 6
Pino 7 Linha 8
Pino 8 LInha 7

   A cor de fundo da tabela indica a cor do fio original ligado no soquete Octal, essas cores referem-se ao que está no meu Hickok 800, mas creio que deva ser padrão. Então fui ligando os fios do soquete Rimlock seguindo essas cores que estão no soquete Octal. Fui pegandos os fios que já estavam nos soquetes mais próximos, ao invés de usar todos os fios longos e irem direto ao soquete Octal. O que interessa e importa é que a ordem dos pinos do Rimlock seja a mesma do Octal.

   Do soquete de 4 pinos peguei as vias 1, 2, 3 e 8. Do de 5 pinos apenas a via 4,do soquete de 6 pinos a via 5, do Locktal a via 6 e do miniatura de 9 pinos, as vias 7 e 8.

   A partir desse ponto pesquisei nas 4 paginas do manual do CA-4 o que é válvula Novar e Compactron, porque tem nuvistor no manual do CA-4, como não vou instalar soquetes de nuvistor, eliminei essas do manual, eram bem poucas. O manual terá que ser refeito por causa do deslocamento das linhas no soquete Compactron.

   Sobre o que precisa ser alterado para os soquetes Compactron, pego a combinação para a 6KD6. No manual do CA-4 a seqüência é: 1C50-0324

   Sendo que 1 C são as chaves de filamento no CA-4, mas como eles estão ligados diretamente, as chaves de filamento devem ficar na posição neutra, que no caso é A P.

   Da seqüência 50-0324 devemos descartar o primeiro 0 que corresponde a chave Grid B do CA-4. Então fica 5-0324

   Como os pinos do soquete em relação as linhas estão deslocados, a chave quando está na posição 1, na verdade está ligada ao pino 2.

   Quando tem o 0 (zero) na seqüência isso indica que essa chave não tem uso no teste, no caso da 6KD6 é o terminal Placa, que é no topo da válvula, então a conexão é feita diretamente pela garra ligada ao terminal P do testador.

   Por causa do deslocamento dos pinos, a seqüência deve ser diminuída em 1. Se era 5-0324 tem que ficar 4-0213. Quando tem digito zero, esse não deve ser modificado. A posição das chaves para 6KD6 fica então AP-4021-3

   Os demais ajustes de Bias e English seguem os mesmos.

   Medidos GM=3500. O manual diz que o GM normal para essa válvula é de 3500.

   Para o soquete Novar então tomando por exemplo a 6JB6, que pede: 4520-0138

   Como o CA-4 usa somente números na chaves de filamento é preciso fazer a correspondência, o 4 na primeira chave do Hickok 800 é a letra E, lembrando que a contagem inicia-se em 0 (zero) sendo esse a letra A. A segunda chave inicia na letra P, esta sendo o zero, então a posição 5 é a letra V.

   Na combinação 20-0138, o primeiro zero deve ser ignorado, que corresponde a chave Grid B no CA-4, então a combinação de teste para a 6JB6 no Hickok 800 com upgrade fica sendo: EV-2013-8

   Os demais ajustes de Bias e English seguem os mesmos.

   Medidos GM=7600. O manual diz que o GM normal para essa válvula é de 7000.

  E para as Rimlock não precisa de nenhuma modificação no manual, basta usar como está diretamente no manual, exemplo pra EAF42 que está no manual Foreign Tubes Type do Hickok 800: HS-6158-4

  Os demais ajustes de Bias e English são os mesmos. Então é só encaixar e testar.

   Medidos GM=1900. O manual diz que o GM normal para essa válvula é de 1800.


   Essas são as 4 paginas do manual do CA-4 que deverão ser refeitas.

   Gastei um dia inteiro (foi um domingo) para redigitar todas essas paginas, foi um trabalho cansativo. Depois foi preciso revisar para encontrar possíveis erros de digitação, e haviam mais ou menos uns 10 erros. Depois separar o que era Compactron de Novar, e alterar as combinações. Para isso foi gasto outro dia inteiro. No final saiu o manual da versão 800 Upgraded.

 

    Downloads

 

 
 

©2025 by PY2BBS

Enquete

Você é a favor da extinção da exigência do exame de CW para o licenciamento da classe A e B?

Sim
Não



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Firefox
Get Firefox!

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

3810813

PageRank:

Última atualização do site em: 30/junho/2025

Todo o conteúdo é © 2003-2025 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]