Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

DX Info Centre
By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

https://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

https://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

https://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

https://impc.dlr.de

D-Rap

.

https://www.swpc.noaa.gov/productsvd-region-absorption-predictions-d-rap

Clima Mundial
.

https://wattsupwiththat.com

Novo País

.

South Sudan

Last Visited January 8, 2025

Últimos 20 visitantes:

Flag Counter

  Semana da pátria

 tab Medidor de Onda Estacionária.

Avalie esta página:
 


   Quando tive meu primeiro rádio PX, isso lá por volta de 1988, era um Tokai TC-5007 de 23 canais que nem medidor de RF ele tinha. Medir SWR então? Nem pensar! A única saída era recorrer aos amigos que tinham medidor ou ainda quem tinha algum rádio SSB que tinha medidor embutido e se dispusesse a trazer o rádio para medir a antena.

   O preço de um medidor de SWR para um sujeito liso naquela época era impraticável, sem falar que custava bem caro!

   Quem me emprestava frequentemente medidor de SWR eram o Olivio PU2LVF (SK) e o Ribeiro PU2RIG (SK). O do Ribeiro era um medidor da Inctest bem simples mas que resolvia o problema.

   A coisa foi até um certo ponto que pedi o Inctest emprestado pela ultima vez pro Ribeiro e o copiei. A saída era fazer algo de baixo custo, o jeito era improvisar. A caixa (já que eu não tinha como fazer caixa naquela época) acabei usando uma caixa digamos, inusitada.

   Você sabe do que é essa caixa? Só os mais velhos vão saber! Era a tampa de um regulador de tensão Wapsa (comumente chamada de caixinha de voltagem), provavelmente de Fusca! O knob também é de algo da época, é de um conversor de UHF LB! Me lembro que pra economizar mais ainda, ele tinha conector UHF fêmea apenas na saída para a antena, do lado do rádio, saia direto um cabo RG58 com o conector UHF macho.

   Por dento não tem muita beleza. Um potenciomentro de 23mm da Constanta e uma chave H-H que saiu da placa de alguma TV Telefunken, era a chave de Serviço.

   Reencontrei essa caixinha fazendo uma limpeza em coisas muito antigas que estavam guardadas em casa, em cima da lage. Ficou guardada lá por décadas.

   O miliamperimetro da época era de um PX Sharp, mas sei lá que fim levou esse. O que vou usar agora era de algum gravador cassete, utilizado para medir o nível de gravação e a bateria.

   A placa captadora da época também sumiu, era um cópia feita a mão da placa do Inctest. Olhando na sucata atual, tinha essa placa que era de um rádio Telefunkem, e nela tinha um captador completo, bastando apenas recortar a parte que interessa.

   Era um captador de um rádio de VHF, pode ver que restou somente o cacarecos de um digo AA119 ali. Faltavam também os capacitores cerâmicos de filtro.

   Para iniciar os testes, montei dois diodos de germânio 1N60 e dois capacitores cerâmicos de 10nF.

   A fiação é bem simples, o medidor vai ligado ao cursor do potenciometro e o lado quente do potenciometro (todo girado para a direita) vai par a centro (terminal comum) da chave H-H. Os contatos/polos da chave vai um para cada lado do captador, na porta de potencia direta e o outro na refletida. Assim a chave escolhe qual dos sentidos está sendo medido.

   Fiz um novo furo de 5/8" onde sai originalmente o cabo RG58. Agora o medidor vai ter dois conectores como qualquer medidor comercial.

   O conector original era aquele modelo com duas porcas, que tinha saído de algum PX sucateado. Resolvi usar estes conectores com 1/2 flange e apenas dois parafusos, que estavam sobrando aqui.

   Pelo fato de ser preso por fora, facilita a montagem, e os parafusos vão facilitar a conexão de terra da placa captadora.

   Para prender e aterrar a placa, utilizei este terminais olhal da estampex, inicialmente pensei em usar dois de cada lado, mas não tinha como fixar na placa, pois ponto de aterramento só dava pra usar em dois lugares na plaquinha.

   Os terminais foram dobrados com um alicate de bico, a placa teve sua mascara de soldagem raspada nesse local e soldei os terminais olhal.

   O jeito que a placa foi fixada, pelas porcas que prendem o conector e pelo pino positivo do conector soldado a stripline central da placa. Nos teste iniciais não obtive bons resultados com a combinação do 1N60 e os resistores terminador originais de 12R.

   Os diodos 1N60 foram substituídos pelo 1N5711 com melhores resultados e os resistores terminadores foram elevados para 100R. Dessa forma consegui uma medição satisfatória em 27MHz. Ainda cabe mais pesquisas e testes, pelo que descobri, o valor dos terminadores é crítico, até existe um método para determinar seu valor, que preciso pesquisar como é feito.

   A caixa nunca teve uma tampa decente. Dessa vez cortei uma capa de alumínio de 2mm no formato da caixinha e este encaixa por pressão.

   Decidi também que não refaria a pintura da caixa, deixei a original. E resolvi fazer pequenas etiquetas com um rotulador Brother. Foi cromada com caractere preto, porque é a única que tenho no momento. Mas até que ficou bom!

   Esse tipo de medidor na verdade é bi-direcional, mas a marcação rádio / antena é uma mera convenção para que a chave seletora fique indicando corretamente sentido anotado, direto ou refletido. Se inverter os conectores, a chave também inverte o sentido.

   A idéia de recuperar esse medidor é apenas nostálgica, pois hoje tem medidores muito melhor que esse, mas esse ai foi meu primeiro medidor de SWR, feito pelas próprias mãos.

   Existiu um segundo que também fiz, um pouco mais completo, alem de SWR, media potencia e nível de modulação AM. Era montado em um caixa plástica da patola. Infelizmente esse eu emprestei pra um PXzeiro lá nos anos 1990 que nunca me devolveu e tomou chá de sumiço. Um dia eu ainda faço um "clone" dele, tenho os esquemas guardados.

 
 

©2025 by PY2BBS

Enquete

Você é a favor da extinção da exigência do exame de CW para o licenciamento da classe A e B?

Sim
Não



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon


PU1NEI - Gift

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Firefox
Get Firefox!

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

3877687

PageRank:

Última atualização do site em: 31/agosto/2025

Todo o conteúdo é © 2003-2025 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]