Logo Projetos

To translate this page, please see the google toolbox in the footer.

VHF / UHF
Tropospheric
Ducting Forecast

Status

L

1.4

2

3

4

5

6

7

8

9+

DX Info Centre
By: William Hepburn

Solar Terrestrial
Activity Report

Status

https://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Activity Monitor

Solar X-rays:
Status

Geomagnetic Field:
Status

https://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Solar-Terrestrial Data

.

https://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

.

https://prop.kc2g.com

D-Rap

.

https://www.swpc.noaa.gov/productsvd-region-absorption-predictions-d-rap

Clima Mundial
.

https://wattsupwiththat.com

Novo País

.

United States Minor Outlying Islands

Last Visited August 7, 2026

Últimos 20 visitantes:

Flag Counter

  Hoje é: Dia dos Pais

 tab Hickok SA-8, Adaptador de Magnoval para Novar

Avalie esta página:
 


   Desde que fiz o upgrade do Hickok 800 para testar válvulas Rimlock, Novar/Magnoval e Compactron, ficou faltando fazer o soquete adaptador Magnoval -> Norvar, pois não da pra colocar um soquete único para os dois tipos, pois válvulas Magnoval como a PL509 tem pinos com diâmetro diferente das Novar como a 6JB6. Pesquisando, a Hickok até fez esse adaptador.

   É o SA-8 (1050-168) mas curiosamente não existe sequer uma foto dele na internet! Uma coisa que observei, parece que nos manuais do Hickok 800 existia uma pagina adicional com os modelos dos adaptadores. Se ela realmente existiu, foi removida ou perdida do manual que foi digitalizado do Hickok 800.

   Mas encontrei essa pagina no manual do Hickok_539B! Observe a anotação de alerta no Adaptador SA-8:

   Traduzindo pra quem não é fluente em inglês: Adaptador Magnoval, para testar válvulas do tipo Magnoval em todos os testadores de válvulas Hickok que não possuam esse soquete. CUIDADO: Qualquer tentativa de forçar uma válvula Magnoval em um soquete Novar (o que é possível fazer) alargará os contatos do soquete, tornando-o permanentemente inutilizável para testar válvulas do tipo Novar.

   Bem, como quando fiz o upgrade do Hickok 800, acabei por imprimir todos os manuais e suplementos. O que fiz? Imprimi essa página do 539B e acrescentei ao final do manual do Hickok 800. Se faltava, agora não falta mais.

   Outra coisa, estou fazendo o adaptador para ser encaixado no soquete Novar. Porem desconfio que o SA-8 original era encaixado no soquete Noval  (9 pinos miniatura). Se alguém precisar fazer um adaptador desse, pode fazer o plug com o tamanho de um soquete miniatura, a ligação é a mesma. Porque fiz para Novar? Simples, como é um adaptador, e eles tem a terrível mania de desaparecer, uma solução é deixar sempre encaixado no testador. Porem como iria no soquete miniatura de 9 pinos, toda vez que fosse preciso testar uma válvula dessa seria preciso retirar o adaptador. Então achei melhor fazer para o Novar, que tem uso muito menor e pode ficar ali sem incomodar.

   Porque acredito que era pra o soquete de 9 pinos miniatura? Porque a nota acima do manual, diz que pode ser usado em todos os testadores que não possuem esse soquete, se fosse pra encaixe no Novar, a nota diria que seria preciso também o adaptador CA-4 ou CA-5! Como não menciona, provavelmente é para 9 pinos miniatura.

   Veja as dimensões dos pinos, e observe a sutil diferença. Válvula 6JB6, soquete Novar, pinos de 1,1mm:

   Válvula PL509, soquete Magnoval, pinos de 1,26mm:

   Essa diferença de 0,25mm é o suficiente pra estragar um soquete Novar!

   Como decidi instalar o soquete Novar no Hickok 800, que é o que existem em outros testes da hickok e o Magnoval é sempre com um adaptador, então jeito é partir para um adaptador caseiro para poder testar as válvulas Magnoval.

   Partindo de um soquete Magnoval e um tubo de PVC de 25mm.

   O soquete sem a saia metálica encaixa perfeitamente na bolsa existente no tubo de PVC.

   O tubo de PVC ficou com 18mm de altura.

   Por dentro colei um pequeno anel do próprio tubo de PVC, para servir de batente para a placa de circuito impresso que vai suportar os pinos do plug Novar. Sim! Vou fazer um plug Novar do zero.

   O material para fazer o pino, a melhor coisa que encontrei foi um clips de papel.   Porque esse arame já tem um banho galvanizado muito bom, pega solda de estanho muito facilmente e já tem o diâmetro correto de 1,1mm. É só desentortar o clips e deixar bem reto. Precisei de dois clips no total.

   Cortei dois discos de uma velha placa de fenolite que ia pro lixo, reaproveitando uma parte com o cobre para soldar o pinos posteriormente e uma parte sem cobre para ser colada sob o primeiro disco aumentando a espessura da base do soquete. O jeito de cortar um circulo de uma placa é esse, disco de corte pequeno na micro-retífica e vá dando pequenos cortes na borda até poder destacar o circulo interno.

   Ajustei o diâmetro dos discos até entrar sob pressão no tubo de PVC. Ficaram com exatos 25mm de diâmetro. Ajustei altura do anel interno (antes de colar) para que duas placas empilhadas ficassem rente a borda do tubo.

   Nem sempre dá certo na primeira vez. Resolvi usar uma broca de metal duro para fazer os furos, apesar de faze-los na furadeira de bancada, fiz um erro básico que não se faz com brocas de metal duro. Usar para alargar furos! Motivo, eu havia feito os furos inicialmente com uma broca de 0,8mm e precisava chegar em 1mm.

   Broca de metal duro não aceita flexionar, curvar, entortar e nem travar no furo. Foi o que aconteceu ao tentar alargar o furo, a broca prendeu e quebrou. Eu já sabia disso mas insisti em fazer isso, no sexto furo, adeus broca de 1mm.

   Então como já não deu certo da primeira vez , nem mesmo a marcação dos furos, resolvi tomar uma nova abordagem. Pequei uma etiqueta de papel adesivo e colei em uma placa de EVA (pode ser de isopor também). Peguei uma válvula com base Novar (6JB6) e forcei os pinos dela de forma a furar o papel na medida correta.

   Observação: Se você quer fazer um adaptador funcionalmente idêntico ao SA-8, use uma válvula com base Noval (9 pinos miniatura) para fazer a marcação.

   Achei o centro do circulo de furos e fiz uma marcação com o compasso com o diâmetro dos discos de fenolite. Motivo foi pra poder colar a etiqueta o mais centralizado possível nos discos de fenolite.

   E em vez de usar uma broca de metal duro, usei uma broca HSS de 1mm. Com broca HSS foi melzinho na chupeta de furar. Usei os furos feitos no papel pelos pinos da válvula como guia de furação, assim não tem como ficar desalinhado.

   Cortei pedaços do clips com comprimento de 15mm. E inseri sob pressão nos furos deixando 10mm na parte oposta ao cobre. Essa medida é a mesma da base de uma válvula Novar, para que encaixe perfeitamente em um soquete Novar.

   Para inserir os pinos sem muito trabalho, usei uma pequena morsa para segurar o arame e fui forçando o disco de fenolite até passar todo o pino e ficar com os 10mm do lado não cobreado.

   A ponta dos pinos foi retificada para eliminar a aresta cortante do alicate e retifiquei levemente as bordas dos pinos para parecerem ligeiramente arredondados e facilitar a inserção no soquete.

   Fiz cortes no estilo "disco de pizza"para isolar os pinos. Não há necessidade de fazer uma placa corroída. E a maior área do cobre é bom para uma boa ancoragem dos pinos e para soldar os pequenos pedaços de fio que vão ser ligados ao soquete.

   Importante! Solde os pinos com os discos inseridos no PVC, o motivo é pra que a solda não espalhe até a borda da placa, o que causaria problema na hora de encaixar e acertar a altura dos discos para ficarem rentes a borda do PVC.

   Veja que a solda não se alastrou para a borda da placa. Essa foi a idéia de soldar a placa dentro do tubo de PVC.

   Soldei pequenos pedaços de fio cabinho fino na placa (com ela dentro do PVC) de forma a ficar mais ou menos 15mm pra fora do tubo, para poder facilitar a soldagem do soquete.

  Cortei metade do comprimento dos pinos do soquete e soldei os fiozinhos na seqüência. O uso das cores padrão de números facilita muito na hora de soldar e não faz  confusão.

   Para fixar o soquete no tubo de PVC, já que este não encaixa justo, usei cola branca lavável. Motivo, se um dia precisar descolar, essa cola solta fácil, e se precisar dissolver a cola, basta colocar de molho em água e que a cola se desfaz.

   Etiqueta indicado pra quais soquetes é o adaptador e pronto pra uso.

   Como eu disse, suspeita-se que o SA-8 usava o soquete miniatura de 9 pinos. Mas fiz dessa forma porque me atende melhor.

 
 

©2026 by PY2BBS

Enquete

Você é a favor da extinção da exigência do exame de CW para o licenciamento da classe A e B?

Sim
Não



Resultado Parcial

Enquetes anteriores

10 últimos
QSL's Recebidos


PY2BBQ - 28MHz


WP4CNU - AO-7


PY4EU - AO-51


PU2WZY - VO-52


PY4LY - VO-52


PY2TZT - Gift


PY5JCI - AO-51


PY7DI - AO-51


CX5IC - AO-51


PU2NJL - Beacon

Mais...

10 últimos
QSL's Enviados

WP4CNU - AO-51
L50E - AO-51
YV6BFE - AO-51
YV5MM - AO-51
CX5IC - AO-51
CX2SC - AO-51
PU5MRA - AO-51
PY4ZBZ - AO-7
PY2XT - AO-51
YY6KWD - AO-51
YY6IEA - AO-51

Mais...

Contato Recorde:

PT9JA

José Antônio

VHF SSB

GG67rw > GG49df

554.6 Km

PT9IR

Irineu C. Gudin

VHF Rep

GG68oa > GG29rn

822.6 Km

Firefox
Get Firefox!

Assinar FEED!
Assinar Feed

bandeira do brasil

go top


Page View:

4317480

Última atualização do site em: 12/julho/2026

Todo o conteúdo é © 2003-2026 por PY2BBS, todos os direitos reservados.
Proibida cópia ou reprodução de qualquer texto ou imagem deste site sem a devida autorização por escrito.
Todos os nomes e as imagens utilizadas são marcas registradas de seus respectivos detentores.
PY2BBS não se responsabiliza pelo conteúdo de quaisquer dos sites lincados.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!   [Valid RSS]