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Hoje é: Inicio do Outono
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(página pesada, 1.2Mb em fotos, seja paciente.) Veja um atualização do artigo abaixo, onde troquei o tipo de papel utilizado, que por fim acaba dispensando o banho com soda cáustica, e usando um papel que literalmente vai pro lixo. E veja aqui o substituto ideal para o ferro de passar roupas, feito inteiramente com sucata e você não perderá mais uma placa se quer! Mas recomendo que você primeiro leia o texto abaixo, e depois a atualização. TU 73's PY2BBS Revisão: 3.0 - 11/02/2006 Este método não é novidade, mas muita gente apanha na hora de transferir, corroer, etc. Então trago a vocês agora, um passo-a-passo, com fotos e tudo explicadinho nos mínimos detalhes. O texto é o mesmo da revisão 2.0, com algumas melhorias. Lista dos materiais que foram usando no processo abaixo. - Copia do layout do circuito impresso feito em impressora
laser ou xerox. - Tempo aproximado para todo o processo: 8 minutos.
1-) Peça para fazer o xerox beeem mas BEM carregado, mas tome cuidado que algumas máquinas muito usadas e com o toner no bico do urubu, colocam umas manchas nas partes brancas, isso é indesejável. Geralmente não é na primeira máquina que se acha a cópia "ideal". Eu geralmente tiro duas cópias do layout em umas 4 máquinas diferentes, até achar a "boa". Só servem no caso de xerox, copiadoras que usam toner em pó (ou toner sólido), existem algumas máquinas que usam toner liquido, essa não dá certo, não adianta tentar... ha... jato de tinta também não serve, viu? :o). Lembre-se que o layout deve estar em espelho, observe o texto no layout.
2-) A placa: Passe uma lixa fina (400, por exemplo) para arranhar um pouco o cobre, de modo que o toner tenha onde grudar.
3-) Lembre-se de lixar nos dois sentidos, para que os riscos não fiquem só em um sentido. A placa deve ficar assim ó:
5-) É interessante não deixar a placa de bobeira enquanto você recorta o papel e esquenta o ferro de passar, já coloque o ferro de passar para aquecer antes mesmo de limpar a placa, assim você não demora. Recorte o papel sem deixar sobras, isso facilita o alinhamento, como o descrito logo abaixo.
6-) A temperatura do ferro, não pode ser nem muito fria, nem muito quente. Se for abaixo do ideal o toner, não funde, e se for quente demais resseca tudo, e até queima o papel. Com este velho ferro da GE eu uso a temperatura no "3". Não use ferro a vapor (a menos que você esgote toda a água dele). O ideal é um ferro "jurássico" que nem este ai da foto. Já coloque o papel na posição onde foi feito o lixamento da placa.
7-) Embeba outro chumaço de papel em álcool, com o layout já posicionado com no lugar, vá umedecendo o papel, de modo que você possa ver as trilhas. Isso é útil para alinhar corretamente o layout e evita que o papel saia da posição. O interessante é que parece que o álcool tem alguma função no processo de transferência, o toner parece aderir melhor quando molhado em álcool.
8-) Não gosto de usar um pano ou toalha sobre o papel, prefiro passar o ferro direto sobre o papel, afinal ele pode amarelar um pouco, sujar, afinal ele vai ser dissolvido mesmo. A regra da temperatura e pressão na hora de passar é simples: Pouco calor ou pressão no ferro, o toner não gruda, muita o papel pode rasgar ou o toner espalha demais. Se esquentar demais o cobre pode até fazer bolhas e descolar do fenolite, cuidado com a temperatura.
9-) Sempre passe em um único sentido, eu fiz neste exemplo da direita para a esquerda.
10-) Passe o ferro mais umas duas vezes, sempre no mesmo sentido e fazendo uma certa pressão sobre ele. O papel tem que ficar perfeitamente liso, sem rugas e sem rasgos.
11-) O papel vai ficar todo mole, mas ainda assim suas fibras estão bem amarradas, o que dificulta sua retirada. Neste ponto eu usava antigamente a técnica de ir fazendo rolinhos de papel, esfarelando-o com os dedos. Mas isso dá trabalho e as vezes tem até que deixar a placa de molho para amolecer.
12-) O melhor método que eu descobri para arrancar todo papel, sem esforço, rápido e sem acabar com os dedos, foi o uso de soda cáustica (hidróxido de sódio). A soda ataca o papel quebrando suas fibras, o transformando em um verdadeiro mingau.
13-) O melhor método, mais limpo e sem desperdícios é aproveitar enquanto a placa e a água que foi aplicada com pincel, estão quente, isso ajuda em muito a ação da soda cáustica. Jogue umas escamas sobre a placa e vá dissolvendo com uma escova de dentes de cerdas duras. É altamente recomendado o uso de luvas para o manuseio do produtos químicos.
14-) Depois de espalhar a água com soda cáustica sobre o papel, vá aplicando um pouco de pressão sobre a escova que o papel vai começar a sair.
15-) Metade do serviço já feito, em coisa de 20 segundos de escovação. Tenha a mão uma pequena vasilha com água para ir molhando a escova conforme vai desmanchando o papel, pois o mingau de papel tende a ficar espesso dificultando a escovação. Cuidado com a água desta vasilha, pois ela vai ficar contaminada com soda caustica.
16-) Pare de esfregar quando você perceber que a meleca de papel começar a sair um pouco escura, isso quer dizer que já estamos retirando toner misturado com papel, o que não é interessante. Note no monte de meleca de papel, que a porção direita já esta mais escura, indicando toner junto com papel.
17-) A remoção com o papel com soda cáustica é bastante rápida, com menos de 1 minuto você já esta com a placa limpa, sem papel, porem mesmo lavando com bastante água ainda existe contaminação por soda cáustica, e esta soda contamina o corrosivo a base de peróxido de hidrogênio com ácido clorídrico (vamos falar desse corrosivo já já). A saída para esta contaminação é fazer um banho de neutralização da soda. Este banho é feito com uma solução de ácido acético.
18-) Como eu tenho ácido acético a 90% faço uma diluição de 1 parte de ácido para 20 de água, para obter uma solução de ácido acético a aproximadamente 4 a 5% de concentração. Se não tiver acesso a ácido acético nesta concentração use vinagre puro, pois este é uma solução de ácido acético com concentração de 4 a 6%. Aplique com o pincel e lave a placa com água corrente.
19-) Feita a neutralização da placa e a lavagem em água para retirar o ácido acético, corte a placa. A melhor ferramenta para isso é uma serra de encanador. Um riscador bem afiado com uma régua de inox também dá certo, mas dá mais trabalho.
21-) O peróxido de hidrogênio também é conhecido comercialmente como água oxigenada. Compre a de 130 vol. As cremosas de 40 vol. não dão certo, o aglutinante presente nestas atrapalha tudo, as liquidas de 10 e 20 vol. não tem a concentração suficiente. Muito cuidado ao manusear o peróxido de hidrogênio. Se pingar na sua pele, causa queimaduras e fica esbranquiçado. (por isso e botei luvas lá na lista de material, viu?)
22-) Faça uma solução com as seguintes concentrações
(valores aproximados para a concentração dos meus produtos, pode variar
dependendo dos seus produtos):
23-) A placa já na solução corrosiva. Dê umas agitadas na placa pelo fiozinho de vez em quando para ir soltando as bolhas de gás que são desprendidas durante a corrosão.
24-) Mais ou menos dois minutos depois o resultado é esse ai (com a placa já lavada com água corrente, é claro!). Quero ver alguém corroer uma placa no percloreto de ferro, rápido desse jeito :o)
25-) Agora pegue um chumaço de palha de aço da sua marca preferida (assolan, bombril, etc). Coloque a placa sobre um pano e mande o muque, vai precisar de bastante vontade para arrancar o toner.
26-) A placa prontinha, só faltando furar. Veja que os furos dos pads foram corroídos também, isso facilita pra caramba na hora de fazer a furação, pois não será preciso fazer marcas com um punção, para a broca não escorregar.
27-) Eu não falei ali em cima pra tomar cuidado com o peróxido de hidrogênio? Olha só o que as gotinhas que ficaram na boca do frasco fizeram quando eu peguei o frasco para guardar. Ainda bem que em no máximo um dia esse branco some.
28-) Fazer a furação é bem mais fácil com os buraquinhos nos pads. A broca não escorrega.
29-) Depois de tudo furado, se você olhar a placa bem de perto, vai ver que ficaram rebarbas nos furos, para acabar com eles, pegue uma lima chata e passe sobre a placa, para remover as rebarbas.
30-) Agora limpe a placa com um pedaço de palha de aço, deixe o cobre brilhando novamente, pois agora é hora de fazer o "banho" de estanho.
31-) Depois de tudo limpo novamente, besunte um pedaço de algodão, estopa ou pano em pasta de solda, e aplique sobre toda a placa.
32-) O ideal é um ferro de solda de 40W para fazer este serviço, deve estar bem quente. Limpe a ponta do ferro com uma escova de cerdas de latão, essas podem ser compradas em lojas de ferragens ou R$1,99. Eu costumo comprar um kit que vem três escovas: Nylon, Aço e Latão.
33-) Aplique umas 6 gotas de estanho em pontos estratégicos da placa, procure colocar nas trilhas mais largas. Com essa mixaria de estanho vamos recobrir a placa todinha, só espalhando o estanho com a ponta do ferro de solda.
34-) Hora de espalhar tudo, faça com calma e procure colocar uma grande área da ponta do ferro de solda em contato com a placa, e vá puxando o estanho. A pasta de solda tem a função aqui, de ajudar a espalhar o estanho.
35-) A placa todinha banhada de estanho, somente com aquelas seis gotinhas de solda. Só que ela esta toda lambuzada de pasta de solda, hora de limpar isso.
36-) Peguem um pedaço de pano e embeba em álcool e veja multi-uso. O álcool misturado com o veja, é a melhor coisa que eu achei para remover a "meleca" da pasta de solda.
37-) A placa limpinha e que sujeira no pano. Só que note que o banho esta com um aspecto brilhante, e eu não gosto muito disso, prefiro um acabamento fosco, dá um aspecto melhor, e fica realmente parecendo como se fosse um banho.
38-) A grande sacada para fazer o acabamento fosco, entra em ação novamente o veja-multiuso. Embeba um chumaço de palha de aço no veja, e esfregue sobre a placa, sem pressionar muito, pois o banho de estanho é desgasta com muita facilidade.
39-) Neste ponto eu fiz a aplicação só na metade do lado direito, veja a diferença do reflexo da luz.
40-) Finalmente a placa prontinha para o uso, ou armazenagem. Com esse banho de estanho, você pode guardar a placa com um bom tempo, e quando for usar, não vai precisar fazer limpeza, é só espetar os componentes e soldar.
Bem, só quero lembrar que eu não ganhei um vintém por citar algumas marcadas de produtos, espero que este artigo seja bem proveitoso e que você consiga um resultado igual o superior ao meu. Forte 73's a todos, de PY2BBS. py2bbs(at)qsl.net A foto abaixo foi uma grande surpresa para mim, foi feita por meu grande amigo e fudeba Werner Kai.
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